Geral,Política

Cidade bem posicionada no Índice de Governança Municipal

Foto: Divulgação

A cidade figura no 14º lugar no ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes do Índice CFA de Governança Municipal (IGM). O levantamento leva em consideração dados públicos sobre finanças, gestão e desempenho. A lista é relativa a municípios com PIB acima de R$ 28,9 mil e conta com 155 cidades brasileiras. Oito municípios de Santa Catarina estão entre os 50 com o melhor desempenho. Além de Jaraguá do Sul, aparecem Balneário Camboriú (5º), Brusque (8º), Itajaí (13º), Blumenau (21º), Chapecó (30º), São José (36º) e Joinville (37º).

Índice CFA

O índice criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP),avalia serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança com base no programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Único de Saúde (SUS). São 60 variáveis analisadas em mais de quatro mil municípios, nas suas diferentes faixas populacionais e de renda per capita.

Destaques

O índice é dividido em três principais categorias: gestão, desempenho e finanças. Na gestão, a melhor nota de Jaraguá do Sul foi no quesito transparência, com 9,93. No desempenho, duas áreas ficaram com a nota máxima, segurança e vulnerabilidade social tiraram 10 e, educação ficou bem próximo, com 9,76. Qualidade habitacional foi classificada com 8,76 e saúde com 7,33. No fiscal, o custo do Legislativo, com nota 9,80, foi destaque positivo.