Saúde

Centro de Atenção à Mulher zera fila para consultas ginecológicas em Jaraguá

Ao mesmo tempo em que comemora o resultado, ela lamenta o alto índice de absenteísmo, que já soma 332 faltas este ano, entre 22 de janeiro e a manhã de quarta-feira (26)

27/06/2019

A espera para consultas ginecológicas no Centro de Atenção à Mulher foi zerada, segundo informação da coordenadora, enfermeira Santa Nogueira de Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde. Ao mesmo tempo em que comemora o resultado, ela lamenta o alto índice de absenteísmo, que já soma 332 faltas este ano, entre 22 de janeiro e a manhã de quarta-feira (26).

Nesse mesmo período, ocorreram 1.699 atendimentos, mas poderia ter sido mais, caso as pacientes faltantes tivessem avisado que não poderiam comparecer. Para contribuir com a manutenção da fila de espera zerada, Santa de Oliveira solicita às pacientes que assumam o compromisso de não faltarem às consultas. Caso seja necessário faltar, solicita-se que o Centro seja informado, para possibilitar a antecipação do atendimento a outras pacientes agendadas, já que não há fila de espera no momento.

Além de avaliações em ginecologia, o Centro de Atenção à Mulher ainda dispõe de atendimento em pré-natal de alto risco, colposcopias, biópsias e cauterizações de colo uterino, pequenos procedimentos cirúrgicos ginecológicos, coleta de preventivos do câncer de colo do útero das pacientes que tiverem patologias do colo uterino. Conforme Santa de Oliveira é disponibilizada mensalmente 613 vagas de consultas ginecológicas, de 550 a 580 vagas de obstetrícia (gestação de alto risco) e de 110 a 120 vagas para colposcopias. Ela esclarece que o acesso esses serviços ocorre via SUS, com encaminhamento das pacientes pelos postos de saúde.

Por

Notícias relacionadas

x