Educação,Geral

Centro Infantil de Massaranduba pode virar referência em projeto colaborativo

Foto: Isandro Fiamoncini

Carla Nunes

Carla Nunes é jornalista e editora do JDV Digital. 

O Centro de Educação Infantil Pe. Aldolino  Guesser, de Massaranduba, pode virar modelo em projetos colaborativos por ser a primeira escola municipal do Brasil a implantar um espaço recreativo com o apoio de toda a comunidade, desde a secretária de educação, poder municipal, professores, pais e até os pequenos alunos. O projeto é uma iniciativa da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), que através da secretária de educação do município, conseguiu implantar este projeto no Brasil, fazendo do centro infantil uma experiência pioneira no país.

Nomeado como “Bosque Encantado”, o projeto conta com caminho sensorial, horta de garrafas pet, mesas de piquenique, pirâmide de pneus reutilizados, e até um minicampo de futebol. A diretora da escolinha, Tais Bertoldi, explique que a ideia é dar um novo significado às brincadeiras e aos brinquedos. “O objetivo da iniciativa é desenvolver um espaço recreativo com a participação de todos, mas principalmente utilizando a criatividade dos alunos para o desenvolvimento de brinquedos e outras atividades”.

O terreno foi doado pela prefeitura, a grama foi adquirida pela APP (Associação de Pais e Professores), a mão de obra ficou por conta dos pais dos alunos e o acabamento será feito pelos pequenos, que devem aprender a plantar e a cultivar a horta e realizar a pintura dos brinquedos com o auxílio dos professores. O secretário de educação de Massaranduba, Cristiano Tironi, afirma que o espaço promete muito mais do que diversão, favorece o aprendizado. “A ideia é de que a criança tenha mais espaço para brincar, mas é um brincar intencional, sendo assim o CEI tem a possibilidade de através da descontração potencializar a abertura de novos horizontes”, argumenta Tironi.

Como o projeto depende principalmente dos alunos, a previsão é de que até novembro o “Bosque encantado” esteja pronto para ser inaugurado.