Saúde

Campanha vai atuar sobre crianças sem vacinação contra o sarampo

O avanço do sarampo por todo o território nacional tem colocado em alerta os órgãos de saúde no país. Para tentar frear a doença, nova campanha de vacinação começará na segunda-feira em Schroeder

02/10/2019

O avanço do sarampo por todo o território nacional tem colocado em alerta os órgãos de saúde no país. Para tentar frear a doença, nova campanha de vacinação começará na segunda-feira. A ação será dividida em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o foco será nas crianças de seis meses a 5 anos, que nunca receberam a vacina. A segunda fase, de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos, também sem a vacina tomada.

Em ambos os casos, haverá o chamado Dia D em duas datas: em 19 de outubro e em 30 de novembro. Em Schroeder, os locais de vacinação são as Unidades de Saúde Centro, Centro-Norte e Schroeder I. De acordo com a técnica Lúcia Kersten Brümüller, quem está com o esquema vacinal contra o sarampo em dia, não precisa comparecer, mas se os pais tiverem dúvidas, devem encaminhar as crianças junto com a caderneta de vacinação.

Segundo ela, a única forma de prevenção, de fato, é a imunização. Não há outra alternativa. Todos devem se vacinar e entender que se trata de uma doença séria, que traz consequências graves, como surdez, cegueira e alterações neurológicas, além de levar ao óbito. Schroeder registrou este ano um caso de sarampo em um bebê menor de seis meses. A doença foi descoberta a tempo, tratada, a criança passa bem, não teve sequelas e está sendo acompanhada.

Cobertura contra a febre amarela chega aos 90 por cento

Oitenta e nove por cento da população schroedense está vacinada contra a febre amarela, mas a meta mínima é alcançar 95%. Já foram encontrados dois macacos bugio mortos em Schroeder, um dos quais com a coleta de vísceras e cérebro para análise (resultado ainda não retornou) e mais recentemente, outro em estado avançado de decomposição.

O macaco não é transmissor da febre amarela, mas uma vítima do mosquito infectado com o vírus. Isso reforça a importância da vacinação contra a doença. A Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 19 de setembro, toda a quinta-feira, estende o horário de vacinação contra a febre amarela das 17h às 20h. O atendimento é exclusivo para vacinação contra a febre amarela e também o sarampo, dando oportunidade àquelas pessoas que trabalham durante o dia de se protegerem contra essas doenças.

Por

Notícias relacionadas

x