Geral

Cadastro para castração de animais passa a ser feito somente por ONGs em Jaraguá do Sul

Não é mais possível ligar diretamente para a Ouvidoria do SUS e solicitar a castração.
 

13/05/2020

Desde início de abril, a solicitação para castração gratuita de cadelas e gatas de Jaraguá do Sul passou a ser feita somente pelas quatro Organizações Não Governamentais (ONGs) conveniadas com a prefeitura, sendo elas, AjapraAme AnimaisGang dos Patinhas e Bigodes e Ronrons. Não é mais possível ligar diretamente para a Ouvidoria do SUS e solicitar a castração.

Leia mais:

Esse serviço está disponível para famílias com renda de até cinco salários mínimos, conforme legislação municipal, e o contato com as Ongs deve ser feito pela rede social Facebook, em mensagem direta.

A supervisora de Controle de Zoonoses Aline Cristiane Borba Monteiro explica que é interesse da Secretaria de Saúde que cada vez mais animais sejam castrados, evitando, assim, abandono e doenças. Ela explica que o custo de cada castração é arcado pela Secretaria de Saúde, enquanto que a aprovação de cadastros realizados pelas ONGs é feita pela Fujama, responsável pelo bem-estar animal.

Os cadastros, quando aprovados – dependendo de documentação, são automaticamente repassados – via sistema integrado – às quatro clínicas que realizam o procedimento, sendo elas, a Clínica Schweitzer, Real Pet, Duhan Tammys e Bicho Urbano.

A própria clínica agenda o procedimento com o tutor do animal a ser castrado. Apenas gatos e cachorros fêmeas são castrados pelo serviço de castração da prefeitura. Atualmente mais de 400 famílias estão inscritas no programa para castrar seu animalzinho.

Famílias que moram em zona rural devem buscar informação sobre castração de cães e gatos diretamente com o médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Notícias relacionadas

x