Geral

Bairro Rio Cerro completa 120 anos nesta quinta-feira (29)

A região tem uma rica paisagem cultural, permeada pelos indicadores do patrimônio material e imaterial, bem como o conjunto das edificações de características teuto-brasileiras que revelam os traços da colonização.

29/10/2020

Por

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, o território do Rio Cerro celebra 120 anos de criação. A data é marcada pela assinatura do Decreto nº 129/10/1900, pelo governador de Santa Catarina, Felipe Schmidt.

O ato deu origem ao marco histórico, cuja trajetória da comunidade é referência em Jaraguá do Sul, dado aos costumes e hábitos preservados pelos alemães e pomeranos germanizados.

A região tem uma rica paisagem cultural, permeada pelos indicadores do patrimônio material e imaterial, bem como o conjunto das edificações de características teuto-brasileiras que revelam os traços da colonização. Nos últimos anos, a paisagem rural incorporou em seu cenário empresas de vários portes, mas mantendo as suas características.

 

 

As festas marcantes como Winterfest e Kolonistenfest são espaços de difusão da boa gastronomia, sobretudo da culinária germânica. Os eventos promovem os retratos dos acordes musicais da cultura germânica, pelos instrumentos como bandoneon, acordeon, orquestras e tocatas.

Da mesma forma, o único coral da comunidade e ligado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, tem um rico repertório de canções que o tornam conhecido em todo o Vale Itapocu.

Igualmente, o Grupo Folclórico Grünesthal que foca a dança e herança dos antepassados, encanta o público das edições da Schützenfest e nos eventos da comunidade.

O líder comunitário Ivanir Schwanz convidou pessoas da comunidade para gravação de áudio e imagens para a rede social do YouTube, trabalho que está sendo feito à noite, de forma voluntária, pelo historiador Ademir Pfiffer.

A proposta é envolver as lideranças mais expressivas e impulsionadoras da cultura no Rio Cerro, como líderes comunitários, Igrejas Luterana e Católica, Sociedades Aliança e Alvorada, Banda Aurora, Estrela de Ouro e Bavária, a Escola Ricieri Marcatto, para deixar registrado em áudio e vídeo o momento histórico dos 120 anos da comunidade.

 

Receba as notícias do JDV no WhatsApp!

Notícias relacionadas

x