Geral

Avanços do projeto maruim serão apresentados dia 24 na Câmara

Foto: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) vai apresentar no dia 24 de julho as ações do Programa Maruim, às 18h, na Câmara de Vereadores de Massaranduba. A iniciativa é resultado de uma pesquisa iniciada em 2007, viabilizada com recursos financeiros da Amvali.

Com o seu avanço, criou-se uma fórmula de um defensivo natural que apresenta eficácia de até 95% na eliminação do maruim, ainda na sua fase de larvas. Atualmente oito municípios participam do projeto – Jaraguá do Sul, Massaranduba, Corupá, Barra Velha, São João do Itaperiú, Guaramirim e Luiz Alves.

Este último aderiu em maio. O orçamento para o ano é de R$ 423,4 mil, para montagem do laboratório e aquisição de materiais para os experimentos. A expectativa é que a produção e distribuição do defensivo inicie ainda este ano.

O controle biológico e de natalidade do maruim é uma luta de anos. A expectativa não é exterminar totalmente o mosquito hematófago, mas reduzir o excesso, haja vista que é uma das maiores preocupações na área rural. Está atingindo também as áreas urbanas.

O avanço do homem no habitat natural do inseto fez com que ele acabasse se proliferando. O incômodo para humanos e animais é muito grande. No evento do dia 24 em Massaranduba deve ser anunciada informações atualizadas do projeto.