Geral

Até o momento, mais de 3.600 estabelecimentos foram fiscalizados pelas forças de segurança neste fim de semana

Durante o segundo final de semana de restrições, as ações da PM foram reforçadas com o serviço de inteligência

07/03/2021

As forças de segurança pública de Santa Catarina trabalharam em mais um fim de semana na fiscalização para o cumprimento do decreto que estabelece medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. O decreto segue vigente até às 6h desta segunda-feira (8).

O presidente do colegiado superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Charles Alexandre Vieira, destaca que as ações são intensificadas nos períodos com restrição social, mas, desde o começo da pandemia, o trabalho das forças de segurança tem sido constante. 

Leia mais

“Agora, nesta fase, as ações foram intensificadas, principalmente por conta dos períodos determinados em que se faz ainda mais necessário o isolamento social”, frisa.

Para o trabalho de fiscalização, Santa Catarina conta com um reforço de 500 policiais militares, que, neste momento, estarão atuando exclusivamente nesta função. 

De acordo com o comando-geral da Polícia Militar, a tropa está sendo empregada nos municípios que, juntos, concentram a maioria do número total de casos da doença no estado. O efetivo poderá atuar de acordo com as necessidades apontadas pela área da Saúde.

Durante o segundo final de semana de restrições, as ações da PM foram reforçadas com o serviço de inteligência, identificando pessoas ou pequenos grupos que estariam organizando eventos e acabaram sendo desmobilizados de maneira antecipada pelos policiais. 

A integração das polícias militar rodoviária e ambiental foi outra estratégia que ajudou a ampliar a capacidade de fiscalização. 

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, o papel da população também é fundamental. 

“É muito importante que as pessoas estejam bem informadas e nos ajudem, passando informações. A participação da própria comunidade torna o nosso trabalho ainda mais efetivo”, disse o comandante-geral.

Desde a sexta-feira (5), a polícia intensifica a fiscalização em casas noturnas, inclusive com a interdição de estabelecimentos com reunião de público. As praias – que também estão sob a vigência do decreto – foram fiscalizadas pelos policiais, para coibir a circulação e permanência de pessoas.

“Estamos atuando mais uma vez em defesa das vidas e contamos com a conscientização das pessoas”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.

A operação da Polícia Civil foi denominada de “Future Optimum” e dados parciais contabilizados indicavam 3.663 estabelecimentos fiscalizados pelo estado desde a sexta-feira (5). Em Blumenau, um bingo clandestino foi descoberto durante a fiscalização.

As autoridades reforçam o pedido para que a população respeite as medidas sanitárias e ajude a conter a disseminação do coronavírus em Santa Catarina. 

“Seguiremos atuando nas ruas enquanto for necessário para garantir segurança e saúde a todos, mas cada um precisa fazer a sua parte”, reitera o presidente do colegiado de segurança pública.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x