Sem categoria

“Até fim do ano vamos estar falando do coronavírus”, alerta secretário de saúde

Jaraguá do Sul registrou um aumento de casos nas últimas semanas. Pico deve ocorrer em agosto.

29/06/2020

O mês de agosto deve registrar o pico de casos confirmados da covid-19 em Jaraguá do Sul. A informação é do secretário de saúde Alceu Moretti em entrevista ao programa “JDV em Foco” realizado na última sexta-feira (26).

Nas últimas semanas, o município registrou um aumento com dez casos confirmados por dia. A escalada ocorre no período de mudanças climáticas com a chegada do inverno, que iniciou no dia 20 de junho.

Leia mais:

Nesta época do ano, o clima mais ameno e o tempo seco possibilita pacientes com mais problemas respiratórios sobrecarregando naturalmente as unidades de saúde.

Os números preocupam Moretti que pede para a população redobrar os hábitos de higiene nos próximos 60 dias. 

“As estatísticas dizem que o pico em Santa Catarina deve ocorrer no começo de agosto. Mas, nós vamos ter uma crescente agora. As pessoas precisam ter muita paciência. Esse é momento para ficarmos em casa e redobrarmos os cuidados”, reforça o secretário.

Alceu salienta que a diminuição de casos deve ocorrer a partir de setembro e reforça que irá ocorrer no mesmo ritmo. “Até o fim do ano vamos estar falando do coronavírus”, alerta Moretti. 

Desde o início da pandemia, dois ministros da saúde deixaram a pasta e até o momento não há nenhum representante oficial. Questionado sobre a situação, Moretti não encara positivamente e afirma que não é saudável neste momento. 

Tem que haver um diálogo para ninguém aparecer mais do que o outro. O foco principal é a vida das pessoas”, comentou.

Uso de cloroquina no tratamento

Muito discutida entre profissionais da área da médica, o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, foi liberado pelo Ministério da Saúde para usar em pacientes com formas graves da covid-19. 

Segundo Moretti, mediante critério médico, o medicamento está sendo utilizado em pacientes internados em Jaraguá do Sul e ele comenta que os profissionais avaliam positivamente. 

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria, Jaraguá do Sul possui 287 casos confirmados, sendo 172 recuperados e 108 em isolamento domiciliar. 

Até o momento, há dois pacientes internados nas enfermarias e um na Unidade de Terapia Intensiva. Desde o primeiro caso registrado, quatro pessoas vieram a óbito na cidade. 

 Para assistir a entrevista completa clique aqui 

Por

Notícias relacionadas

x