Geral

Associação de Apicultores desenvolve trabalho de conscientização

Atendendo ao requerimento do vereador Eugênio Juraszek, a vice-presidente de Associação de Apicultores de Jaraguá do Sul, Adriana Luchtenberg, esteve no dia 22 na Câmara Municipal para discorrer sobre o 34° Encontro Estadual de Apicultores e Meliponicultores, que ocorreu na cidade de São Joaquim, com participação de representantes do município….

27/08/2019

Atendendo ao requerimento do vereador Eugênio Juraszek, a vice-presidente de Associação de Apicultores de Jaraguá do Sul, Adriana Luchtenberg, esteve no dia 22 na Câmara Municipal para discorrer sobre o 34° Encontro Estadual de Apicultores e Meliponicultores, que ocorreu na cidade de São Joaquim, com participação de representantes do município.

Adriana falou sobre o projeto de criação de abelhas nativas que está iniciando em Jaraguá do Sul e que busca desenvolver um trabalho de conscientização nas escolas, sobre a importância das abelhas para o ecossistema. O projeto foi apresentado no encontro catarinense e recebeu elogios dos participantes.

De acordo com a vice-presidente, a associação está investindo em capacitação sobre apicultura e meliponicultura. “A gente quer atender escolas e empresas”, informou. Do encontro em São Joaquim, Jaraguá do Sul saiu como exemplo pela iniciativa de mobilizar esforços a fim de trabalhar pela preservação das abelhas.

Mortandade de abelhas – Problemas ambientais e a mortandade das abelhas foi um dos assuntos mais abordados durante o 34º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores, que aconteceu no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, nos dias 16 e 17 de agosto. Durante o encontro o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Ênio Cesconeto, entregou ao secretário adjunto de Estado da Agricultura a documentação para dar entrada com a IG do Melato de Bracatinga.

É a mesma Indicação Geográfica como tem a Banana de Corupá (que inclui Jaraguá, Schroeder e São Bento do Sul) como a mais doce do Brasil, reconhecida pelo INPI. O encontro em São Joaquim teve como tema Apicultura: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, com uma extensa programação técnica para capacitação dos produtores.

Paralelamente ao encontro foi realizada a Expofeira. Quase 20 empresas da área de insumos apícolas e equipamentos da Argentina, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina apresentaram o que há de mais moderno e as novidades em termos de tecnologia para apicultura. Duas delas eram de Jaraguá do Sul.

Mortandade de abelhas

Problemas ambientais e a mortandade das abelhas foi um dos assuntos mais abordados durante o 34º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores, que aconteceu no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, nos dias 16 e 17 de agosto. Durante o encontro o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Ênio Cesconeto, entregou ao secretário adjunto de Estado da Agricultura a documentação para dar entrada com a IG do Melato de Bracatinga. É a mesma Indicação Geográfica como tem a Banana de Corupá (que inclui Jaraguá, Schroeder e São Bento do Sul) como a mais doce do Brasil, reconhecida pelo INPI.

O encontro em São Joaquim teve como tema Apicultura: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, com uma extensa programação técnica para capacitação dos produtores. Paralelamente ao encontro foi realizada a Expofeira. Quase 20 empresas da área de insumos apícolas e equipamentos da Argentina, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina apresentaram o que há de mais moderno e as novidades em termos de tecnologia para apicultura. Duas delas eram de Jaraguá do Sul.

Por

Notícias relacionadas

x