Geral

Aproximação entre Prefeitura e setor produtivo é elogiada

Foto: FJBrugnago

Na manhã de ontem (19), 15 representantes do setor produtivo e de entidades empresariais participaram do Programa de Visitação às Empresas Locais, lançado em 2017 e gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. O prefeito em exercício, Udo Wagner, e o secretário Domingos Zancanaro comandaram o encontro, considerado muito positivo pelos empresários convidados, assim como pelo presidente da Acijs, Anselmo Ramos, e pelo presidente da CDL, Gabriel Seifert.

O Programa de Visitação foi idealizado com o objetivo de assessorar, intermediar e agilizar o andamento dos processos em tramitação na Prefeitura, assim como facilitar o acesso a serviços da municipalidade. Auxiliar na permanência de empresas no município e atuar como agente facilitador para a ampliação de parques fabris também está entre os objetivos, que tem como grande meta a geração de emprego e renda.

De 2017 até agora, mais de 130 visitas foram realizadas. Segundo o secretário Domingos Zancanaro, diversas ações foram tomadas pela administração desde investimento em infraestrutura, revisão de legislação, mudança de processos e também de cultura. "São diversas ações de diversas Secretarias, que fazem parte de uma política ampla voltada a criar um ambiente econômico mais favorável. Um dos focos da administração tem sido esse desde o início, facilitar a vida das pessoas e incentivar a criação de emprego e renda gerando um ciclo bastante positivo", defendeu.

O prefeito Udo Wagner anunciou que outras medidas estão sendo tomadas pelo Município, como uma Lei de Incentivo e a regulamentação do Plano Diretor, especificamente no que se refere à ampliação da área industrial e ao aumento do número de pavimentos permitidos nas edificações. O prefeito em exercício ainda lembrou as ações tomadas pela administração desde 2017.

"Jaraguá do Sul estava em crise. É só pegar os números. O prefeito Antídio Lunelli teve coragem de agir, mexer em temas espinhosos, politicamente desgastantes. Fez o que um bom gestor faria e já no primeiro ano conseguimos sair do déficit e entrar no superávit", declarou.

Simplificação e flexibilização acelera a expansão dos negócios

Para o presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Anselmo Jorge Ramos, “a Prefeitura criou uma nova realidade. Abriu as portas, chamou as pessoas, ouviu os problemas e se empenhou em simplificar. Claro que esse processo não termina. Mas o ambiente econômico já é completamente diferente. Pela primeira vez a gente viu uma equipe que arregaçou as mangas e teve coragem de desenrolar esse novelo. Com isso, entramos em uma linha de resolução. Estamos sendo tratados pela administração como clientes e não como bandidos", afirmou.

Anselmo ainda convidou os presentes para auxiliar nos trabalhos do grupo de desburocratização, criado através de uma parceria entre a Acijs, Prefeitura e OAB.

Além dele, diversos empresários deram depoimentos e a maior parte disse que o ambiente de negócios melhorou quando se trata das relações com a Prefeitura, mas consideram que ainda não é o ideal, mas avançou muito. A abertura proporcionada pela Prefeitura que agora está ouvindo o setor produtivo e acatando as suas sugestões, é positivo na avaliação dos empreendedores presentes ao encontro de ontem. Algumas sugestões foram dadas e também informações foram transmitidas pelo prefeito Udo e pelo secretário Domingos, de modo a simplificar os processos e destravar a burocracia que prejudica o desenvolvimento dos negócios e a sua expansão.