Geral

Alunos da rede municipal de Massaranduba recebem conteúdos para ensino à distância

O plano foi concebido com o intuito de minimizar as perdas na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.

08/04/2020

Com a adoção de medidas restritivas no combate à proliferação do novo coronavírus, a Secretaria de Educação de Massaranduba colocou em prática o plano estratégico para a educação à distância por 15 dias na rede municipal de ensino, podendo ser prorrogado mediante novas determinações legais. A medida tem por base os decretos estadual e municipal e resolução do Conselho Municipal de Educação de Massaranduba. O plano foi concebido com o intuito de minimizar as perdas na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.

Segundo o secretário de Educação, Professor Tironi, ele não garante a efetividade desse processo, pois a modalidade de ensino a distância apresenta grandes desafios, quando observado na perspectiva da educação básica, em especial para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental.

“Mesmo com a configuração desse cenário, a Secretaria de Educação, juntamente com os gestores escolares, adotou algumas ações a partir do dia 30 de março, para que a nossa educação prossiga da melhor forma possível e que não prejudique o processo de aprendizagem dos estudantes, foco de nossas ações”, aponta.

O site é um portal onde estão todas as atividades e orientações desenvolvidas pelos professores da rede. Esse espaço é o local de encontro on-line de toda comunidade escolar. O mesmo servirá para dar mais transparência as ações da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

“A ideia é que após a crise, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) continue sendo utilizado pelos professores e estudantes, de forma complementar, priorizando nas aulas presenciais o desenvolvimento de atividades pautadas em metodologias mais ativas, como aprendizagem baseada na instrução pelos pares, sala de aula invertida ou design thinking”, aponta Tironi.

Quem não tem acesso à internet recebe material físico para estudo

As atividades à distância são realizadas em caráter excepcional e valem apenas enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para isso é necessário que todos os estudantes recebam e realizem as atividades enviadas, informa o secretário. Desde segunda-feira (6), o município passou a oferecer o ensino à distância por meio do site da educação www.educacao.massaranduba.org e a implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA www.clickideia.com.br.

Para o professor Tironi, essas iniciativas têm como objetivo minimizar a falta das aulas presenciais, garantindo o comprimento das 800 horas previstas na LDB. Os alunos sem acesso à internet não ficaram sem atividades. Na sexta-feira (3), os motoristas que fazem o transporte de estudantes entregaram os materiais físicos em quatro rotas, distribuindo-os às famílias nos pontos de embarque e desembarque dos alunos.

A segunda remessa dos trabalhos será entregue na quinta-feira (9), devido a Sexta-feira Santa.

Notícias relacionadas

x