Geral,Jaraguá ,Saúde

Acadêmicos de medicina auxiliam no monitoramento de pacientes com Covid-19 em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

A parceria firmada entre a prefeitura de Jaraguá do Sul e a Faculdade de Medicina da Estácio de Sá para o auxílio no serviço de monitoramento, por telefone, dos pacientes testados positivos para Covid-19, completa um mês. Do início até agora, foram realizados 523 atendimentos.

Leia mais

Ao todo 49 estudantes do terceiro período da disciplina de Saúde da Família atendem em forma de rodízio, uma vez por semana, com a supervisão de um professor da faculdade. Outros 16 alunos voluntários começaram a atuar na sexta-feira (9), em uma turma extra, passando, assim, para dois dias de atendimentos, por semana.

Segundo a coordenadora da Central de Orientação sobre o Coronavírus, Denise Thum, a parceria com a faculdade aumentou a cobertura de atendimentos prestados, o que é muito positivo.

“Tínhamos carência de mão de obra para os monitoramentos, mas com o auxílio dos estudantes de medicina ganhamos ainda mais qualidade nos atendimentos”, completa.

De acordo com Denise estão sendo monitoradas, em torno de 1.150 pessoas, entre suspeitos e positivados para Covid-19. O contato com o paciente acontece de 48h/48h ou de 24h/24h, dependendo da situação da pessoa, e é realizado por 20 profissionais, entre técnicos de enfermagem e agentes comunitários.

O acompanhamento tem por objetivo saber sobre o estado de saúde dos pacientes monitorados e evitar possíveis agravamentos dos casos positivados para Covid-19.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!