Cultura

Scar realiza concurso nacional de composição para música de câmara

O júri é formado por João Guilherme Ripper, compositor e maestro, Leonardo Martinelli, compositor e André Dos Santos, maestro e diretor artístico da Scar.

08/10/2020

Por

A Scar – Sociedade Cultura Artística lançou o primeiro Concurso de Composição de Música de Câmara para obras de três a cinco instrumentistas. Realizado pela Orquestra Filarmônica Scar, com apoio do Theatro São Pedro (SP) e da Sala Cecília Meireles (RJ), o concurso está com inscrições abertas até 15 de outubro.

Além de prêmios em dinheiro, as seis obras finalistas serão apresentadas em concertos durante a Temporada 2021 no Grande Teatro da Scar (Jaraguá do Sul), Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro) e Theatro São Pedro (São Paulo).

O júri é formado por João Guilherme Ripper, compositor e maestro, Leonardo Martinelli, compositor e André Dos Santos, maestro e diretor artístico da Scar.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira é feita pelos jurados, com base em critérios técnicos e artísticos, e terá como resultado seis finalistas (30 de outubro).

E a segunda fase será feita por júri popular, com votação do público via internet a partir da execução das seis obras finalistas pela Orquestra Filarmônica Scar (de 22 a 28 de novembro).

O concurso foi todo concebido durante a quarentena, em parte para apoiar os músicos nesse momento em que as salas de concerto estão vazias.

A ideia, segundo o maestro André Dos Santos, é estimular e divulgar a produção de novas obras musicais e apoiar os compositores brasileiros a continuarem produzindo por meio de uma recompensa financeira, da apresentação de suas obras na internet e depois da pandemia, com apresentações presenciais em teatros.

O resultado final sairá no dia 29 de novembro. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser consultados no site da Scar: https://scar.art.br/eventos/concurso-de-composicao-de-camara/.

Notícias relacionadas

x