Esportes

Estado define normas para retomada de competições esportivas

O retorno das atividades esportivas se dará de forma gradual e monitorada de acordo com a Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 nas regiões de saúde.

16/09/2020

O Governo do Estado definiu critérios para a retomada dos eventos e competições esportivas organizados pela iniciativa privada e pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A realização das atividades será de acordo com o tipo de modalidade esportiva e a Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 nas regiões de saúde.

Segundo a portaria SES nº 703, de 14 de setembro de 2020, a retomada das competições esportivas durante o período que durar a pandemia será exclusivamente para atletas com idade igual ou superior a 16 anos, exceto para os eventos promovidos pelo Governo do Estado, no que se refere às modalidades que tenham idade diferenciada prevista em regulamento.

O retorno das atividades esportivas se dará de forma gradual e monitorada de acordo com a Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 nas regiões de saúde.

As modalidades individuais sem contato direto podem ser realizadas em regiões de saúde que apresentem Risco Potencial Grave (representado pela cor laranja), Risco Potencial Alto (cor amarela) ou Risco Potencial Moderado (cor azul).

Já nas individuais com contato direto e nas coletivas, somente podem ser realizadas em regiões de saúde que apresentem Risco Potencial Alto ou Risco Potencial Moderado.

Leia Mais:

Protocolo de segurança sanitária deve ser seguido por todos

A participação no evento será permitida somente para atletas, comissão técnica e arbitragem que preencherem um questionário sobre condições de saúde, permanecendo arquivado pelo organizador por 14 dias.

As modalidades com contato direto e as coletivas devem realizar teste rápido com pesquisa de antígeno Covid-19, em até 24 horas antes das partidas.

Caso um ou mais membros da equipe testem positivo a qualquer momento, a equipe não poderá participar da competição e deve ser orientada a procurar o serviço de saúde.

O uso de máscaras é obrigatório por todos os envolvidos durante toda a competição esportiva, desde o deslocamento, permanência no local de competição antes e após as partidas e em qualquer área de uso comum.

A equipe de arbitragem e comissão técnica devem fazer uso de máscaras e face shield durante as partidas. Além disso, os árbitros deverão utilizar apitos eletrônicos.

Durante todo o período, os participantes, inclusive atletas reservas, devem usar a máscara, exceto quando estiverem na prática desportiva.

 

Notícias relacionadas

x