Técnicas construtivistas são mostradas no casarão restaurado da W. Marquardt
A casa foi construída em 1955
02/02/2023
Adquirida em 2021 pelo Município, a casa que pertencia a família de Heinz Marquardt, que fica dentro do complexo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, teve o restauro concluído. A construção foi tombada em 2020 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan), que confirmou seu valor cultural e histórico, indicando-o para tombamento municipal.
A casa foi construída em 1955, em alvenaria autoportante, com embasamento em pedras aparentes, portas em arco, com área de 364,00m², situada à Rua Walter Marquardt – Barra do Rio Molha, integra o patrimônio histórico e cultural de Jaraguá do Sul, em nível de preservação dois.
O imóvel já está ocupado pela Secretaria da Educação, para onde foi o departamento de pessoal e o setor de engenharia. Foi feita também a acessibilidade com rampa para atender a legislação.
Chama a atenção a bela escada de acesso ao segundo piso, onde a parede está sem reboco justamente para mostrar a sua montagem. No hall de entrada, parte do piso tem vidro reforçado mostrando como é a fundação da casa. E mostra, também, o piso forro feito com estuque que pode ser observado em uma pequena parte.
Ela mostra a técnica construtivista de quase 70 anos passados. A casa de Heinz (Asta Breithaupt) Marquardt ficava junto à empresa Marquardt, onde está a Prefeitura, depois adquirida pela Marisol e comprada posteriormente para servir de paço municipal no governo de Geraldo Werninghaus.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital