Brasil tem mais de 24 mil centenários segundo o Censo 2010
O IBGE ressalta na pesquisa apresentada que apesar de os idosos estarem vivendo mais, eles apresentam piores condições de saúde
27/01/2023
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), há 50 milhões de pessoas com demência – declínio progressivo da capacidade intelectual – no mundo e esse número tende a triplicar até 2050. A expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, segundo o IBGE. De acordo com o Censo IBGE 2010, o Instituto informa que hoje vivem no país mais 24 mil idosos com 100 anos de idade. Hoje estima-se em 30 mil.
A ciência é o grande impulsionador da longevidade. Hoje, as doenças crônicas podem ser controladas e houve uma melhora, de maneira geral, do saneamento básico e outras estruturas. E tudo isso contribui para o aumento da longevidade.
O IBGE ressalta na pesquisa apresentada que apesar de os idosos estarem vivendo mais, eles apresentam piores condições de saúde. De acordo com o estudo, em dez anos, os idosos ganharam dois anos a mais de expectativa de vida, mas perderam três de vida saudável.
A Divisão de População da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, em 2021, mais de 621 mil pessoas tinham ultrapassado o centésimo ano de vida. A tendência é que esse número supere a marca de 1 milhão até o final desta década.
Em 1990, apenas 92 mil pessoas atingiram esse marco — o que, mesmo assim, não era pouca coisa.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital