Hansel & Gretel encerra hoje o ciclo de óperas do 18º Femusc
Femusckinho e Femusc Jovem têm apresentações no sábado
27/01/2023
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina apresenta nesta sexta-feira (27) às 20h30 “Hansel & Gretel”, o clássico João e Maria, de Engelbert Humperdinck, baseado no conto dos irmãos Grimm. A apresentação reúne cerca de 70 artistas, cantores, coral, coral infantil com 15 crianças, equipe técnica e orquestra, regida por André dos Santos. Os ingressos são gratuitos e começam e são distribuídos na bilheteria do Teatro Scar.
Com direção de cena do norte-americano Harry Silverstein, o espetáculo será realizado no Grande Teatro e encerra um ciclo de três óperas apresentadas neste ano. As óperas, assim como toda a série Grandes Concertos do Femusc, têm transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do festival.
Regida pela primeira vez no século 19 por Richard Strauss, “Hansel & Gretel” foi sucesso imediato na Alemanha e é considerada uma das óperas mais populares do mundo desde a estreia, em 1893.
De acordo com o maestro Alex Klein, idealizador do Festival, a produção desta ópera para apresentação no festival foi a que contou com maior número de ensaios. “Estamos trabalhando nela desde o dia 8 de janeiro”, afirmou.
“Trata-se de uma ópera de quase três horas, que será apresentada inteira, sem cortes, com orquestra, pianistas, atores e toda a técnica e iluminação necessárias”, disse o maestro, que chama a atenção ainda para as composições. “A música é encantadora, ‘Hansel & Gretel é uma das óperas mais bonitas de se escutar”, concluiu.
O coro infantil participa do final da ópera. O artista visual e figurinista Márcio Paloschi assina o figurino e traz o toque ‘regional’ para a apresentação. “Não vou dar ‘spoiler’, mas as pessoas vão se surpreender com um personagem inspirado no Pelznickel, o Papai Noel do Mato, uma cultura que herdamos do povo alemão e o catarinense conhece muito bem”, diz.
Femusckinho e Femusc Jovem têm apresentações no sábado
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) é para todos, e ao longo de sua trajetória, desenvolveu projetos que abraçam as mais diferentes idades e fases da vida. Com o intuito de criar uma semente que pudesse ser regada ao longo do ano, dando continuidade a essa atmosfera musical, nasceram o Femusckinho e o Femusc Jovem, dois dos principais projetos de iniciação musical do evento, que é considerado o maior festival-escola da América Latina.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos projetos sociais do Femusc, Vera Possari, o Femusckinho acontece há 15 anos, e vários alunos que passaram pelo projeto hoje são grandes músicos e atuam profissionalmente na área.
Já o programa Femusc Jovem é um passo além, e é direcionado a jovens de 12 a 17 anos, e que já têm um contato com a música de alguma forma. Para participar, os alunos precisam estar inseridos no contexto musical, ou seja, num grupo, banda ou quarteto, por exemplo. É um projeto de aperfeiçoamento que potencializa os aprendizados, e conduz os alunos para uma possível vida profissional no mundo da música.
APRESENTAÇÃO – Neste ano, a apresentação do Femusckinho e do Femusc Jovem acontece no dia 28 de janeiro no Grande Teatro, às 14h. Será um espetáculo muito emocionante, com orquestra, flauta doce, coral, percussão corporal, musicalização infantil. Além da orquestra jovem, que apresentará quatro peças.
Todas as apresentações possuem entrada livre, mediante retirada antecipada dos ingressos, e os grandes espetáculos são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo Canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital