José Augusto Caglioni comenta a foto (sem identificação do ano) feita na escadaria da Igreja São Sebastião: “ Cerca de dois mil jovens de toda a região, liderados pelo padre Elemar, fundaram a maior agremiação juvenil da história jaraguaense. Na fila da frente, sentados: Victor Emmendoerfer, Victor Zimmermann, Norberto Haffermann, Dorval Marcatto, Pe. Elemar, Murillo Barreto de Azevedo, João Budal da Silva, Elizaldo Leutprecht e Edmundo Barbi”. (Fonte: Antigmente em Jaraguá do Sul/foto postada por José Alberto Klitzke).
CURIOSIDADES
- Os pelos vistos em algumas frutas, como o pêssego, evitam a desidratação quando a temperatura está muito alta e também protegem contra pequenos insetos que possam perfurá-las para se alimentar.
- A coroa de folhas do abacaxi é como uma muda da planta. Serve para ser plantada e, assim, nascer um novo pé. Cada gominho do abacaxi é um fruto. Eles ficam grudados no miolo, mais ou menos como nas espigas de milho.
- Quando cortamos uma maçã, rompemos algumas células dela e isso libera uma substância que causa o escurecimento. Em contato com o ar, esse processo se acelera ainda mais. Mas não faz mal comer a fruta assim, pois ela não está estragada.
- A parte que comemos da manga, chamada mesocarpo, possui muitas fibras, conhecidas como fiapos. As fibras surgem quando algumas células da fruta perdem água e se tornam mais durinhas.
- As bananas que comemos não têm sementes. Não se engane com aqueles pontinhos pretos no centro da fruta, são apenas os óvulos (células reprodutoras) não fecundados da flor da bananeira.
- Ao se desenvolver, a carambola mantém as formas bem contornadas das cinco partes do ovário (aparelho reprodutor) da flor. Isso não rola com as outras frutas, que ficam mais arredondadas.
LILAS DE FRANÇA
Para dar suavidade à pele dos homens após o barbear, a marca Pinaud apresentou, em 1953, anúncio com vários predicados apresentando a sua Lilas de França. Segundo o texto, o produto foi “criado para o bom gosto masculino, com fragrância suave”.
HOJE
Em 12 de janeiro de 1861 o Imperador Dom Pedro II[ criou a Caixa Econômica e Monte de Socorro, originado a CEF de hoje. Incentivando a poupança e concedendo empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. O que a diferenciava de outras instituições da época, que não davam segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores.
Notícias relacionadas
Coluna: Turbulentas águas de março
Pois é, março foi até dia 31… E todos concordam que foi com certeza um mês de altos e baixos, em todos os sentidos. Desde os problemas para resolver no “quintal de casa”, como a alta de preços nos alimentos, considerando os custos do plantio, transporte, até chegar à mesa…