Sem categoria

Especial Educação: Escola Professora Araci Duarte

Atividades desenvolvidas pelos alunos

01/12/2022

PROJETO FUNDO DO MAR

A professora Jaqueline Kubnik Jarocinski desenvolveu com as turmas do 2º e 3º ano o projeto Fundo do Mar.

O projeto possibilitou o conhecimento sobre a vida marinha através de atividades que promoveram a curiosidade e a autonomia da criança ao investigar e descobrir os diferentes animais que vivem no mar, suas características e importância para o meio ambiente. Além da ampliação do conhecimento social e natural, as atividades do projeto propiciaram o desenvolvimento da expressão por diferentes linguagens, tais como fala, leitura, escrita, cálculo, pintura e desenho. Atividade de pesquisa e confecção de alguns animais marinhos com materiais alternativos.

 

QUAL SERÁ A SUA CARTOLA?

Os alunos do 1º ano da professora Mariléia Vavassori dos Santos foram desafiados a descobrir o que havia dentro da cartola misteriosa. A brincadeira teve como objetivos incentivar as práticas da leitura e escrita e refletir sobre a alimentação saudável.

Dentro da cartola foi colocado um cacau, uma fruta pouco conhecida pelos alunos e cada um teve a oportunidade de tentar descobrir através do tato qual era a surpresa. A partir desta atividade abriu-se um caminho cheio de curiosidades relacionadas aos alimentos saudáveis, processos de industrialização, regiões do Brasil produtoras de cacau, chocolate, plantas. Os alunos foram incentivados a ler e escrever promovendo práticas de alfabetização e letramento significativas.

 

 

PINTURA COM A BOCA

A turma do Pré II, juntamente com a professora Tatiane Kazmierski realizaram a atividade “Pintura com a boca” que teve como objetivos estimular os sentidos, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, incentivar na percepção das cores e desenvolver a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente a imaginação. Além da criança sentir na pele a realidade que os cerca.

 

 

 

Body ART e Fotografia

Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística, relacionando práticas artísticas as diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a fim de conscientizar sobre a Semana da Consciência Negra. Turma 8° Ano. Artes –  professora Myllene

 

Experiências

São vários os registros de que as crianças aprendem muito na vivência, na experimentação   e na observação.  A partir das experiências fazer com que as crianças aprendam de forma lúdica o tempo, o espaço, a quantidade, as relações e transformações, as cores primárias e secundárias e o brincar foi a proposta das atividades realizadas com a turma do Pré I.

Artes e Musicalização – professora Myllene

 

 

RESÍDUO ORGÂNICO

Nosso objetivo foi avaliar os impactos provocados pela forma de vida humana aos outros seres bióticos e abióticos existentes na terra. Observamos grande quantidade de lixo proveniente do descarte inadequado.

Dentro destas observações levantamos algumas atitudes simples e diárias que podemos realizar com facilidade no nosso meio escolar e nas nossas casas; potes de sorvete usados e customizados para a disposição do resíduo orgânico na pia, separar corretamente 3 tipos de resíduos (orgânico, rejeito e reciclável/seco) para colocarmos o resíduo na frente de casa para que animais não furem os sacos de lixo, a montagem de uma compoteiras na escola e o consumo conscientes e responsável.

Alunos do 7º ano e professora Micheli

 

COMPOSTEIRA

Para colocar em prática a composteira realizamos uma apresentação sobre a importância da reciclagem e aproveitamento de resíduos sólidos para os alunos, professores, merendeiras e serventes para que todos sejam responsáveis pela separação dos resíduos sólidos e utilizá-los na composteira da escola.

Alunos do 7º ano e professora Micheli

 

 

CISTERNA

O projeto “Cisterna e sua importância para o meio ambiente”, da estudante de arquitetura Vivian Ferrari, vem com uma proposta para a utilização de medida de conservação da água, mostrando as suas vantagens e, ao mesmo tempo utilizando a técnica que ainda é pouco utilizada pela sociedade. A construção da cisterna envolve materiais simples, com a finalidade de reaproveitar a água das chuvas, bem como, conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água potável. A cisterna será construída na escola para complementar os estudos do quinto ano, com a professora Helena Haisi Strychalki e influenciar os demais estudantes nas práticas de uso de água.

 

PROJETO ESPAÇO APRENDER

O Projeto Espaço Aprender busca por meio de atividades diversificadas estimular a elaboração de conceitos importantes para a leitura, a escrita e o cálculo. Seguem algumas atividades desenvolvidas com os alunos da professora Deise.

 

BRINCANDO, CONTANDO E CALCULANDO

Fazer agrupamentos com materiais alternativos a partir da contação de histórias, para desenvolver habilidades de contagem, adição e multiplicação.

 

CÍRCULOS DIVERTIDOS

Utilizar círculos para fazer desenhos aprimorando a coordenação motora e a observação, fazendo uso da imagem como fonte de incentivo à linguagem escrita.

 

DITADO ESTOURADO

O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado.  Através dessa atividade os alunos aprenderam a ortografia correta de muitas palavras, aprendendo brincando.

Professora Eliane e alunos do Espaço Aprender.

 

Leia mais – Especial Educação: Centro de Educação Infantil Vidalina Xavier

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x