Sem categoria

Especial Educação: CEI Padre Aldolino Guesser

Atividades desenvolvidas pelos alunos

01/12/2022

Artes e Musicalização na Pré-Escola!

As turmas da Pré-Escola, juntamente com a professora Lidiane da Silva Ribeiro Jaroczinski e auxiliar Lucileidy Thamara de Barros na disciplina de Artes e Musicalização, realizaram uma atividade com a música da Palavra Cantada “O Pé Pintor” que teve como intuito desenvolver a atenção bem como a coordenação dos movimentos dos pés para realizar conforme a letra da canção. As crianças se expressaram ouvindo a música, explorando os movimentos do corpo e demonstrando participação e curiosidade. Foi um momento de grande aprendizado, trabalhando a atenção, a participação, a coordenação motora, a imaginação e a criatividade.

 

BRINCAR E APRENDER

O Projeto “Brincar e Aprender” foi desenvolvido pela professora Tainara Gabriele Back e sua auxiliar Simone Jaroczinski Laffin na turma do Berçário Vespertino. Momentos de brincar e criar são momentos fundamentais para a criança, pois possibilitam a ela, a desenvoltura de sua criatividade no seu contexto social. Este projeto proporcionou para as crianças oportunidades de ampliar seus conhecimentos por meio das brincadeiras e interações nos espaços revitalizados pela instituição.

 

 

A REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CEI!

No dia 27/10, o Centro de Educação Infantil Padre Aldolino Guesser, apresentou em um Workshop sobre Projetos Sustentáveis promovido pela Secretaria de Educação, o Projeto Criativo Ecoformador “A Revitalização dos Espaços” que teve por objetivo principal transformar com a comunidade escolar os diferentes espaços do CEI a fim de despertar nas crianças o interesse em usufruir estes ambientes através da brincadeira e da interação, e poderíamos deixar de agradecer a toda nossa Comunidade Escolar, Amigos do CEI, Secretaria de Educação, nossos espaços estão revitalizados e podem oferecer para as crianças novas possibilidades de aprendizagens, brincadeiras e interações. A revitalização só foi possível graças à força e a ação do coletivo. A todos o nosso muito obrigado!

 

CAÇA AO TESOURO

Na Educação Infantil a aprendizagem se faz através das brincadeiras que ampliam os conhecimentos e proporcionam novos desafios. A turma do Jardim Matutino, juntamente com a professora Luana T. Taques e a auxiliar de sala, Patrícia Vegini, realizou um “Caça ao Tesouro” ao ar livre em contato com a natureza. Teve frio na barriga e muita empolgação. O mapa do tesouro despertou uma grande curiosidade nas crianças e a proposta desenvolvida foi realizada com muita diversão, brincadeira e aprendizado, além de ter aguçado a criatividade e desenvolvendo de novas habilidades.

 

OLHA A PIPA!

A turma do Maternal Vespertino junto com a professora Leticia R. Szczepanski e auxiliar de sala Simone A. P. Mendonça tiveram a oportunidade de brincar com pipas feitas com sacolas plásticas, o que parecia simples se tornou uma tarde de muita diversão, foi bonito de se ver a alegria das crianças correndo para ver a pipa voar. Esta proposta foi realizada a partir do Projeto “Brincando e Explorando a Natureza” que teve como objetivo valorizar o interesse das crianças em brincar ao ar livre, proporcionando brincadeiras que permitissem fazer explorações, investigações e compartilhar novas descobertas com os colegas ao interagir com os elementos da natureza.

 

ORQUESTRA DE PAPEL

A “Orquestra de Papel”, desenvolvida pela professora Juliana M. R. Jaroczinski nas turmas do Berçário, Maternal e Jardim nas aulas de musicalização, teve por objetivo ajudar as crianças a conhecerem diversas fontes de sons, bem como diferentes tipos. Há uma ampliação da capacidade auditiva, porque os pequenos passam a identificar mais detalhes sobre os sons. A Orquestra de Papel aguça o desenvolvimento de diferentes habilidades, não apuramos apenas as capacidades auditivas, estimulamos também a coordenação motora e a interação entre pares.

 

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

Por meio do Projeto “João e o Pé de Feijão”, desenvolvido na Pré-Escola pela professora Andréia Klosowski Jagiello e a auxiliar de sala Lucileidy Thamara de Barros, foram propostas diversas experiências lúdicas, a fim de estimular a alfabetização e o letramento das crianças, bem como possibilitar a construção de noções de medidas, estimativas, a relação de números e as suas respectivas quantidades e a compreensão de alguns fenômenos da natureza.

 

Leia mais – Especial Educação: Escola Professora Araci Duarte

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x