Educação Massaranduba – EMEF Alto Luiz Alves
Atividades desenvolvidas pelos alunos
16/11/2022
Projeto: Cada cultura, uma história
Turma: PRÉ-ESCOLAR I | Professora: SUELLIN APARECIDA RIBEIRO | Auxiliares de Sala: Andriéli Machado e Juliane Rosa Zanella
Com o objetivo de oportunizar experiências para que as crianças ampliem seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual estão inseridas e que reconheçam as diferenças culturais, as origens dos povos negros, indígenas e etnia local italiana. As professoras realizaram o trabalho de uma cultura por vez, sendo a última, a cultura indígena, onde foi abordado a questão da vestimenta, costumes, artesanato, moradia, como sobreviviam e brincadeiras. O método para explicação, para melhor compreensão das crianças, foi através de desenhos, imagens, vídeos e na prática, como a confecção de um cocar e um colar feito de canudos, também foi construído uma fogueira para brincar de dançar ao redor dela resgatando a imaginação através do brincar.
Projeto Sementes ao vento
Turma: PRÉ-ESCOLAR II | Professora: Fernanda Tironi
Com o objetivo de promover experiências e levar as crianças a descobrirem como nasce e cresce uma planta, do plantio da Sementinha até a sua transformação em planta ou árvore, e com isso, se conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com a natureza.
O projeto foi iniciado com a contacão da história “ O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro é o Grande Urso Esfomeado. A partir disso colocamos a mão na massa com o plantio de mudinhas de morango.
As crianças puderam analisar que através das sementinhas surgem as mudinhas, mais tarde as flores que gerarão o fruto para ser consumido. Outra atividade realizada foi o plantio de milho de pipoca, com o objetivo de observarem e compreenderem o processo de germinação. Os alunos realizaram o plantio de milho de pipoca e um copinho de iogurte decorado por eles. Em pouco tempo as sementinhas germinaram e viraram brotos. Uma atividade muito prazerosa e rica em vivências e experiências para os nossos alunos.
Projeto Gênios
Atividade: Contemplando a beleza ao nosso redor |A Turma:1º ano e 2º ano | Professora: Roberta Mosca, Profª Voluntária Juliane Rosa Zanella, Auxiliar de Sala Emeli Gabrieli Chiodini
Para a realização da atividade primeiramente foi feita uma pequena leitura sobre o tema. Após, a leitura foi realizada uma dinâmica onde passava uma caixinha com algumas imagens. Cada um teve que tirar uma imagem e dizer o que observava naquela imagem.
A intenção dessa atividade era que os alunos pudessem observar além dessas imagens, uma reflexão sobre o belo (características, potencialidades, diversidades entre outros), que por vezes passam por despercebidas no cotidiano ao qual estão inseridos. A outra atividade realizada foi desenhar as observações feitas do lugar a qual frequentam que antes não eram vistas.
Projeto: Mundo encantado da poesia
Turmas: 3º ano | Professora: Tamiris de Souza
Os alunos do terceiro ano da Escola Alto Luiz Alves juntamente com a professora Tamiris e a diretora Cristina conhecendo as regiões de Massaranduba com o objetivo de despertar e enriquecer o trabalho em sala de aula oportunizando aos alunos a interação, conhecimento e exploração de um ambiente diferente, identificando as regiões do nosso município. Até o momento já visitamos a Região Campinha e Região Alta do município do qual fizemos parte.
Projeto: Vida rural na escola, uma extensão da minha casa
Turmas: 4º e 5º ano | Professora: Maristela Duwe
Quando se fala em educação, a escola situada no campo em sua grande maioria é vista como sinônimo do atraso em contraste com a modernidade do seu oposto, a cidade. Com o objetivo de provar justamente ao contrário, o projeto mostra que além de aprendizagens significativas com uso de tecnologia diversas, a escola situada no campo (interior) pode ser uma extensão dos aprendizados gerados em casa.
Afinal a sala de aula constitui um espaço de renovação, criação e aprendizagem, onde é preciso estimular a produção do conhecimento, possibilitando o contato dos alunos com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo. E é através de atividades dinâmicas e com propriedades voltadas para sua realidade que o referido projeto busca em sua totalidade proporcionar aos educandos conhecimentos básicos e necessários para o seu desenvolvimento. Desta forma, além dos conteúdos em sala de aula, como produto final, as turmas do 4º e 5º ano auxiliaram na construção de um galinheiro no ambiente escolar.
Atividade práticas relacionadas a inclusão de pessoas com deficiência visual
Turmas: Todas as turmas | Professora: Maicon Fabrício Naffien | Projetos Coletivos
Foi realizado atividades de locomoção com os alunos vendados, sendo guiados por seus colegas, mas apenas com a orientação verbal, também fizemos atividades de corrida guiada com os olhos vendados. Após as atividades práticas, fizemos uma roda de conversa e discutimos sobre as dificuldades encontradas na execução das atividades, também tiveram muitas curiosidades sobre a vida e as barreiras encontradas destas pessoas com deficiência e do dia a dia, as suas relações com as dificuldades enfrentadas, conversamos sobre as causas que acarretam a deficiência e os meios de prevenção. Abordamos a importância de termos cada vez mais lugares, ruas e evento com acessibilidade.
Os alunos obtiveram conhecimentos práticos sobre os conteúdos: adição, subtração, multiplicação, divisão, área e perímetro dentro da matemática aplicada, envolvendo demais disciplinas de forma interdisciplinar.
Leia mais – Educação Massaranduba – CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Moda e Arquitetura: Tijolos ecológicos produzidos através de resíduo têxtil
O mercado da moda movimenta cerca de 2,4 trilhões de dólares no mundo e é responsável por cerca de 10% das emissões globais de carbono. Conheça a francesa que uniu moda e arquitetura para a criação de tijolos ecológicos.