Meliponário será implantado no Parque da Inovação em Jaraguá
A meliponicultura é uma atividade sustentável, que auxilia na preservação das espécies vegetais e no equilíbrio biológico nos diferentes biomas brasileiros
21/06/2022
A secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul vai construir um meliponário, estrutura para a criação de abelhas sem ferrão. O meliponário experimental irá funcionar no horto do Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul.
“O objetivo é ampliar o potencial de repovoamento das colmeias e fomentar o mercado produtivo na região”, justifica o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcos Voltolini.
A meliponicultura é uma atividade sustentável, que auxilia na preservação das espécies vegetais e no equilíbrio biológico nos diferentes biomas brasileiros. Diferentemente das abelhas europeias e africanas, seu manuseio não oferece riscos. Na entrada do Parque da Inovação já existe uma estrutura coberta que servirá para a iniciativa, para uso em caráter educativo e também orientativo, em especial a limpeza das caixas e a manutenção.
“Precisamos incentivar e apoiar essa atividade. A ideia é utilizar unicamente a abelha sem ferrão, de diversas espécies, para a polinização e produção de mel. No entorno do Parque de Inovação vamos colocar caixas com abelhas para que elas busquem o néctar nas matas e produzam o mel”, observa.
A iniciativa busca também aumentar o número de criadores e oferecer suporte àqueles que criam abelhas como hobby, mas muitas vezes sem nenhuma orientação técnica.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
VÍDEO: em cena rara, onças-pardas são flagradas em rio no Norte de SC
Imagine estar em um rio e de repente flagrar três onças-pardas nadando ao seu lado. Foi o que aconteceu com um grupo de pescadores no último domingo (6), no Rio Palmital, entre Garuva e Joinville, no Norte catarinense. A cena rara foi registrada pelos próprio pescadores, que não esconderam sua…