Chuvas em SC ficam abaixo da média de dezembro a fevereiro de 2022
A média atual de precipitações varia entre 30 a 40 milímetros, sendo que o esperado seria em torno de 150 milímetros
17/02/2022
De acordo com dados da Epagri/Ciram, a chuva dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro ficaram abaixo da média nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. A média atual de precipitações varia entre 30 a 40 milímetros, sendo que o esperado seria em torno de 150 milímetros.
O hidrólogo da Epagri/Ciram, Guilherme Xavier de Miranda Junior, explica que desde 2019 o Estado sofre com a seca. No ano passado a situação amenizou um pouco, apesar das chuvas ainda terem ocorrido abaixo do esperado. Para este ano, a previsão é de pouco volume de chuva para os próximos três meses.
O meteorologista da empresa, Clóvis Roberto Levien Correa, informa que, embora não existam estudos que comprovem essa hipótese em Santa Catarina, é provável que as situações das recorrentes estiagens estejam relacionadas com as mudanças climáticas. As queimadas na Floresta Amazônica também se refletem no clima.
“As regiões do Grande Oeste costumam receber umidade vinda da região amazônica, transportada pelos chamados rios voadores. É essa umidade que vai causar chuvas, no entanto, nos últimos anos, os rios voadores ficaram estacionados no Sudeste do país, não alcançando a região Sul”, pontuou Correa.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!