Coluna: Salada Berbere, rolinho e Humos!
Então, pensando nela, a carinhosa Chef Rô Jark, vão aí 3 receitas de entradinhas delicadas.
20/11/2021
Prazeres que vem da África!
Que é isso, povo? Tô falando de comida.
Co -mi – da!
Frutas secas, flores, tubérculos e todas as especiarias que tornam a comida Marroquina uma experiência única. Mel, favas, lentilhas, trigos e triguilhos desta região berbere de terras férteis. Azeitonas fenícias. Doces uvas. A maior influência foi a árabe. Guiados, no século 7, por um grande conquistador, o Sheik Maurinhas, os árabes ensinaram aos africanos o estilo persa de cozinhar.
A combinação de especiarias, tâmaras, nozes e doces, fez sabores inebriantes. Também a religião tornou essa cozinha sui generis, abraçando regras e costumes à mesa, definindo, com isso, a diferença desse povo aos dos outros países do Mediterrâneo europeu.
Sou apaixonada por todos os pratos dessa cultura e, isso dificulta escolher uma só receita. Essa reunião de ingredientes ocidentais e orientais me lembra muito as obras de artes gastronômicas criadas pelas mãos da querida Rô Jark.
Então, pensando nela, essa Chef carinhosa, vão aí 3 receitas de entradinhas delicadas.
Desfrute!
Salada Berbere
- 2 pimentões vermelhos
- 2 pimentões verdes
- 2 colheres de sopa de azeite
- 150 gr de berinjela em cubos
- 200 gr de cebola bem picada (eu pulo)
- Sal
- Pimenta do reino
- 1/2 colher de café de cominho em pó
Asse os pimentões em forno pré-aquecido a 220°por 30 minutos com o azeite. Retire pele e sementes e corte em tiras. Reserve. No mesmo azeite doure a cebola e junte a berinjela e os pimentões. Tempere com sal, pimenta e cominho.
Rolinhos
- 250 gr de amêndoas
- 1 pitada de canela
- 500 ml de água de flor de laranjeira
- 2 colheres de sopa de azeite
- 250 gr de berinjelas em fatias
- 500 ml de mel
Bata no processador as amêndoas e canela. Aos poucos acrescente a água de flor, até obter uma pasta. Em uma frigideira coloque o azeite e e frite as fatias da beringela.secando bem em papel toalha.
Faça rolinhos (parecidos com canoli), com as fatias de berinjela, recheando com as amêndoas. Disponha em um prato e regue com o mel. Gente de Deus, esses rolinhos são saborosos, inusitados, elegantes, eróticos, tudo o que você imaginar.
Humos
- 150 gr de grão de bico
- 100 gr de cebola inteira
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sobremesa de coentro
- 2 colheres de sopa de tahine
- Suco de limão a gosto
- Sal
Bata no processador o grão de bico – eu uso em lata, com a cebola e o coentro. Se necessário coloque um pouco de água. Até formar uma pasta espessa. Junte o tahine, o suco de limão, acerte o sal. Mexa bem e sirva enfeitando com um pouquinho de coentro e regando com azeite.Pães árabes são o melhor acompanhamento.
Faça uma mesa bem bonita, sirva um vinho branco geladinho, algumas florzinhas e seja muito felizTem uma coisa que eu preciso dizer antes de morrer: Humos é grão de bico em árabe. É literalmente o nome do grão.
Então, moradores deste planeta, não existe humos de beterraba, humos de cenoura e tals. O nome disso é pasta ou dip. A culinária é das Culturas, a mais importante. Dela se fazem as memórias, as artes, a Geografia e a História de todas as conquistas, só prá citar um pouquinho.
Sem querer ser chata, tá?
Notícias relacionadas
Conto: Chegadas e partidas
Uma estação rodoviária é quase sempre vista como um local caótico, especialmente em períodos comemorativos, de Natal e Ano Novo. Os mais sortudos emendam as folgas com as férias de janeiro. É quando vemos mais passageiros apressados, de olho no relógio e com os ouvidos atentos ao alto-falante, preocupados com…