Caropreso cobra ação urgente da União após tragédia no Morro dos Cavalos
Caropreso cobra ação urgente da União após tragédia no Morro dos Cavalos. O acidente deixou cinco feridos e destruiu 27 veículos
10/04/2025
Caropreso cobra ação urgente da União após tragédia no Morro dos Cavalos – Durante um pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vicente Caropreso fez duras críticas ao Governo Federal. Ele destacou a falta de investimentos para resolver os gargalos logísticos em Santa Catarina. A cobrança veio após um grave acidente na BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O acidente deixou cinco feridos e destruiu 27 veículos após a explosão de um caminhão-tanque no último fim de semana.
divulgação | Corpo de Bombeiros
Caropreso afirmou: “O Morro dos Cavalos se tornou o símbolo do descaso do Governo Federal com Santa Catarina”. Ele criticou a periculosidade do trecho, que já é conhecido pelos seus riscos e pelos prejuízos econômicos que causa, além de colocar vidas em perigo.
O deputado classificou como “inadmissível” a falta de avanço nas obras prometidas para o local, incluindo a construção de dois túneis na duplicação da BR-101. O projeto, orçado em R$ 1,2 bilhão, tem licença ambiental desde 2014 e já conta com a aprovação da comunidade indígena local e da Funai. Caropreso concluiu: “O que falta? Vontade política”.
Santa Catarina contribui muito, mas é coadjuvante na infraestrutura nacional
O desabafo do deputado ocorreu na mesma semana em que foi anunciado um corte de R$ 400 milhões no orçamento federal de infraestrutura para Santa Catarina, em 2025. Segundo Caropreso, a redução de investimentos agrava a precariedade das rodovias federais e confirma o desrespeito do Governo Federal com o estado.
Além da BR-101, o deputado destacou a lentidão nas obras de duplicação das BRs 470 e 280 e o abandono de projetos ferroviários estratégicos, como a ferrovia litorânea catarinense. Esta ferrovia ligaria os portos de São Francisco do Sul e Imbituba. “A ferrovia está em 39º lugar no ranking de prioridades do Ministério dos Transportes. Se continuar nesse ritmo, nem nossos netos verão essa obra sair do papel. Ela é fundamental para reduzir o tráfego nas rodovias”.
Falta de iniciativa e riscos iminentes
Caropreso também lamentou a falta de iniciativa por parte do Governo Federal. Ele afirmou que, enquanto o Governo empurra os projetos, Santa Catarina enfrenta congestionamentos, desvalorização do turismo e o risco constante de novas tragédias. “Estamos sendo deixados de lado. Não por falta de contribuição, mas por falta de retorno. Nosso estado é um motor econômico do Brasil, mas é tratado como coadjuvante”, concluiu.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Seminário Estadual sobre Síndrome de Down reúne 400 pessoas
O auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis, recebeu nesta terça-feira (25) a 10ª edição do Seminário Estadual Sobre Síndrome de Down, reunindo cerca de 400 participantes entre especialistas, representantes de Apaes, profissionais da saúde e famílias. Com o tema “Todos Conectados pela Inclusão! Suporte que transforma, rede que acolhe”, o…