Sem categoria

Anvisa suspende creme dental da Colgate após onda de reações alérgicas

Consumidores relataram lesões, inchaço e ardência na boca; órgão investiga nova fórmula do produto.

28/03/2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), a suspensão de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint, após diversos relatos de reações adversas. A medida tem caráter preventivo e valerá por 90 dias, enquanto a agência investiga os efeitos do produto.

A suspensão não inclui recolhimento obrigatório, mas o creme dental deve ser retirado das prateleiras e não pode ser comercializado ou utilizado pelos consumidores.

Imagem ilustrativa

Possível causa das reações

 

As queixas incluem lesões bucais, ardência, inflamação gengival, inchaço nos lábios e dor intensa. A suspeita recai sobre a presença do fluoreto de estanho (SnF2) na composição, substância que substituiu o fluoreto de sódio (NaF) na nova fórmula do produto.

“Os sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho e sofrimento emocional”, informou a Anvisa.

O que fazer se você tem o produto?

 

A orientação da Anvisa é que consumidores verifiquem a embalagem do produto. Caso possuam a caixa de cartolina, devem conferir o número do processo registrado na Anvisa (25351.159395/2024-82). Quem tem apenas a bisnaga pode checar se a composição inclui “fluoreto estanoso”.

Em caso de reações adversas, a recomendação é interromper o uso imediatamente e registrar uma queixa nos canais oficiais da Anvisa, como o Limesurvey e o e-Notivisa.

Colgate e Procon se pronunciam

 

A Colgate ainda não se manifestou sobre a decisão da Anvisa, tampouco respondeu às tentativas de contato feitas pela Agência Brasil.

O Procon-SP notificou a empresa pedindo esclarecimentos sobre as providências adotadas, os lotes afetados e as orientações aos consumidores.

Especialistas alertam para sensibilidades raras

 

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) afirmou que todos os ingredientes usados em cremes dentais são aprovados pela Anvisa e reações alérgicas são incomuns.

“Algumas marcas substituíram o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, mas não se pode atribuir as reações apenas a esse composto”, explicou o cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp.

Apesar das investigações, especialistas reforçam que, ao menor sinal de irritação, o uso do produto deve ser suspenso imediatamente.

*Com informações da Agência Brasil

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x