Turismo

Vale dos Encantos faz cadastro para integrar a Rede Brasileira de Trilhas

Vale dos Encantos faz cadastro para integrar a Rede Brasileira de Trilhas. Seu objetivo é desenvolver o turismo conforme as realidades e especificidades locais

28/03/2025

Vale dos Encantos faz cadastro para integrar a Rede Brasileira de Trilhas – Desde meados de 2024, a região “Vale dos Encantos” passou a integrar o mapa do turismo brasileiro, tornando-se a 15ª região turística de Santa Catarina. A nova Instância de Governança Regional (IGR) reúne sete municípios da microrregião. Seu objetivo é desenvolver o turismo conforme as realidades e especificidades locais.

ilustrativa

 

A região já conta com o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com duas rotas definidas e demarcadas: a Rota Serra e a Rota Mar. Juntas, elas somam cerca de 500 quilômetros. Agora, a região finaliza o cadastro para integrar a Rede Brasileira de Trilhas e está definindo a logomarca para o seu site.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é uma associação civil sem fins lucrativos. Ela coopera com os governos federal, estadual e municipal para apoiar a implementação de trilhas no Brasil. Esse trabalho é parte da política pública da Rede Nacional de Trilhas e Conectividade, estabelecida pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o ICMBio.

Criada em 2018, a Rede visa conectar todas as unidades de conservação e áreas protegidas do Brasil. A meta é utilizar trilhas que liguem corredores vegetados, ajudando na conservação da fauna e da paisagem, além de promover atividades recreativas, esportivas e turísticas.

Segundo Juliana Demarchi, executiva da Associação dos Municípios do Vale do Rio Itapocu, a Região Turística Vale dos Encantos está se habilitando para integrar essa Rede.

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x