Descarte irregular de materiais continua acontecendo em Jaraguá do Sul
Descarte irregular de materiais continua acontecendo em Jaraguá do Sul. Caso presencie algum crime ambiental, registre fotos ou vídeos e denuncie
28/02/2025
Descarte irregular de materiais continua acontecendo em Jaraguá do Sul – A fiscalização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos identificou vários pontos de descarte irregular de materiais. Um exemplo ocorre ao longo da Rua Antônio Ribeiro, no bairro Ilha da Figueira. Recentemente, pavimentaram a via com grande investimento para melhorar as condições de trafegabilidade. No entanto, algumas pessoas continuam aproveitando a melhoria no acesso para descarregar materiais indevidamente.
divulgação
Entre os itens encontrados estão sofás, armários, restos de fiação elétrica e até uma grande quantidade de peixes estragados. As autoridades alertam que essa prática constitui um crime ambiental, e punem a pessoa caso ela seja identificada. A Lei 9.605/1998 trata de crimes ambientais no Brasil. Além disso, o descarte irregular compromete a saúde pública, atrai pragas e prejudica a paisagem urbana.
Descarte correto
Para garantir a destinação correta dos resíduos, a Prefeitura oferece o Programa de Entrega Voluntária (PEV), localizado próximo à Arena Jaraguá. O PEV recebe diversos tipos de materiais inservíveis, exceto podas de árvores, e garante que os resíduos encaminhem-se ao destino adequado. Em breve, inauguraremos um novo PEV no bairro Ilha da Figueira, facilitando ainda mais o acesso da comunidade a um local apropriado para o descarte correto.
Caso presencie algum crime ambiental, registre fotos ou vídeos e denuncie. Você pode fazer isso anonimamente pelo telefone 190 da Polícia Militar, pela Ouvidoria da Prefeitura, ligando para o 0800-642-0156 ou 156. O e-mail da Ouvidoria é ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br. Também é possível denunciar pelo aplicativo Jaraguá na Mão.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital