Colunas

Política e Políticos –Cabe mais um?

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

27/02/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

Foto Giovanni Kalabaide Agência-AL

 

Deputado Antidio Lunelli (MDB) reclamou da superlotação do presídio de Jaraguá do Sul. Rodeado, diga-se, por habitações (boa parte de familiares de presos vindos de outras regiões), escola, creche, comércio e etecetera. Criado em 1995 (governo de Antônio Carlos Konder Reis) para 75 detentos, ampliações levaram à capacidade atual, de 390 presos. Mas lá estão 687, amontoados do jeito que dá. Já em 2011, depois de uma rebelião, a Justiça determinou lotação máxima de 260 presos e que condenados não ficariam ali. Porém, levar para onde se todos os presídios estão na mesma situação? E, pior, não há notícias de que o Estado tencione, no médio prazo, construir outro em outro lugar da cidade. Pior ainda é saber que novos presídios, ainda no papel, desde já estão lotados se outros forem “esvaziados”.

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Prefeitos de Blumenau (Egídio Ferrari/PL), Joinville (Adriano Silva/Novo) e Florianópolis (Topázio Neto/PSD) estiveram com o governador Jorginho Mello (PL) tratando de um problema comum nos três maiores municípios de Santa Catarina: a crescente população de moradores de rua.

 

*Até 31 de março um grupo de trabalho constituído pela Federação dos Municípios, presidida por Topázio Neto, apontará soluções objetivas através de um cadastro atualizado de todos os municípios onde isso ocorre.

 

*A proposta é traçar um perfil das pessoas em situação de rua para saber quem são, de onde vieram e implementar ações para resolver a situação. Para depois se buscar soluções em parceria com o governo do Estado.

 

*Na prática, soluções nada fáceis de serem aplicadas visto o grande número de alcoólatras e dependentes de drogas (a maioria) neste segmento da população que resistem e rejeitam qualquer tipo de ajuda já oferecido pelas prefeituras.

 

*Se o Carnaval, que engessa o país por uma semana, não é feriado nacional, por que, então, as repartições públicas e bancos, por exemplo, já fecham as portas com ponto facultativo na véspera?

 

*Em Jaraguá Sul o prefeito Jair Fanzner (MDB) decretou: portas fechadas (exceto para serviços essenciais) só na quinta-feira, 17 de abril, que antecede a Sexta-Feira Santa. E quem não gostar que vá se queixar para o bispo.

 

 

 

Ainda no papel

 

Política e Políticos

Foto Solon-Soares Agência-AL

 

 

Deputado Vicente Caropreso (PSDB) assumiu a coordenação da Bancada Norte da Assembleia Legislativa, com seis parlamentares, de Jaraguá do Sul e Joinville. Além da área da saúde, uma das prioridades é a revitalização da Serra Dona Francisca, que liga o distrito de Pirabeiraba (Joinville) a Campo Alegre. É obra anunciada e licitada no governo de Carlos Moisés, porém até hoje, mesmo com o projeto original fatiado, excluindo a duplicação de 12 quilômetros da SC-401 a partir da BR-101, nada saiu do papel. Até agora, só discursos. “A bancada (do Norte) está atenta e segue cobrando do Estado o que precisa ser melhorado”, disse Caropreso. Detalhe: a Serra Dona Francisca é o único acesso ao Planalto Norte quando há interdição da BR-280 em Corupá.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Com a ida do deputado Emerson Stein (MDB) para a secretaria estadual do Meio Ambiente e Economia Verde, que assume é a ex-prefeita de Maravilha, Rose Maldaner.

 

*Ela é mulher do ex-deputado Celso Maldaner, que em 2022, como presidente estadual do partido, protagonizou a ida do partido para  a chapa de Carlos Moisés.

 

*Naquele ano, quando próceres do partido deram uma rasteira nas pretensões de Antidio Lunelli para governador, Celso Maldaner candidatou-se a senador. Fez 304.799 votos e foi o quinto colocado entre nove candidatos. Ela fez 20.110 votos.

 

*Criar o Programa de Conscientização sobre Ética Profissional para Professores de Santa Catarina é a proposta em projeto de lei da deputada Ana Campagnolo (PL). “Com formações baseadas nos princípios de neutralidade política, ideológica e religiosa” e “reconhecimento da vulnerabilidade do educando como parte mais fraca na relação de aprendizado”.

 

 

Vai esperando, vai esperando!

reprodução

Deu na Veja: “Cálculos da Unafisco Nacional sobre a defasagem da tabela do Imposto de Renda mostram que a isenção prometida por Lula da Silva (PT) para contribuintes com renda de até 5.000 reais poderá reduzir a arrecadação do Tesouro em 51 bilhões de reais por ano, a partir de 2026. A ampliação para 5.000 reais beneficiaria aproximadamente 9,6 milhões de brasileiros, elevando o total de isentos para cerca de 26 milhões de contribuintes. Atualmente, a faixa de isenção do IR de pessoa física abrange rendimentos mensais de até 2.824 reais. Para equilibrar essa conta, o governo busca formas de compensar a renúncia fiscal, incluindo a possibilidade de aumentar a tributação sobre rendas mais altas”.

 

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x