Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Banco de sangue móvel
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
26/02/2025
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Foto Bruno Collaço–Agência AL
Projeto de lei do deputado Oscar Gutz (PL) cria um programa de coletas itinerantes de sangue denominado “Vida em Movimento”, o programa utilizará veículos adaptados para a coleta e transporte de sangue. Gutz disse que traz o modelo desenvolvido em Pouso Redondo, quando foi prefeito do município na época da pandemia da Covid 19. “Nós vimos a necessidade de estimular a coleta em locais onde não existe estrutura para isso”, explicou. Só para saber: as noves unidades do Hemocentro localizadas em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joinville, Criciúma, Tubarão, Jaraguá do Sul, Lages e Joaçaba, todas subordinadas à secretaria estadual da Saúde, não funcionam em fins de semana, feriados e pontos facultativos.
Política e Políticos – CURTAS
*Ainda não há data marcada, mas Lula da Silva (PT) virá a Santa Catarina pela segunda vez desde 2023 e, de novo, ao porto de Itajaí, agora administrado temporariamente pela autoridade portuária de Santos por determinação do governo federal.
*Em Santa Catarina, Lula venceu apenas uma vez a corrida presidencial. Foi em 2002 (1.914.684 votos) contra José Serra (1.070.502 votos), quando se elegeu para um primeiro mandato com a ajuda providencial de Luiz Henrique da Silveira (e do MDB), que se elegeu governador.
*Da frota de nove helicópteros usados pela PM, bombeiros militares e Polícia Civil de Santa Catarina, cinco estão em trabalho de manutenção e dependendo, até de peças importadas. E isso em pleno verão, com muitos acidentes de trânsito, afogamentos e etecetera.
*Edson Fachin, ministro do STF, passou o domingo (23) em apartamento no Centro de Florianópolis. Com oito seguranças vigiando a entrada e saída de moradores. Em passado recente, ministros de qualquer instância de poder eram bem recebidos pelas pessoas. E respeitados.
*Com três ministérios no governo de Lula da Silva, o PSD não está convencido sobre a candidatura de João Rodrigues, prefeito de Chapecó, a governador. Rodrigues é bolsonarista. Mas o PSD, comandado por Gilberto Kassab, ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), obviamente não é.
*Deputadas federais Caroline de Toni e Júlia Zanatta, ambas do PL, são especuladas como (as duas) candidatas ao Senado em 2026, quando cada estado terá duas cadeiras. Com as bênçãos de Jair Bolsonaro (PL). A se confirmar, o governador Jorginho Mello (PL) perderá importante espaço na necessária negociação por alianças com outros partidos.
Raio x dos comissionados
foto Denner Ovídio-CMB
Em Blumenau o vereador Gilson de Souza (União Brasil) é autor de projeto de lei para, segundo ele, dar transparência ao currículo de cargos comissionados. Mas só no âmbito da Prefeitura, como secretários, diretores e gerentes de autarquias e fundações. Aliás, a Federação dos Municípios de Santa Catarina, agora presidida pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), poderia ampliar a ideia do vereador pelo estado, propondo incluir os currículos de assessores pessoais escolhidos pelos próprios vereadores. Há registros de municípios onde até amantes (improdutivas na função, claro) já ocuparam cargos comissionados. E mesmo de assessorias cruzadas: parente de vereador em cargo comissionado nas prefeituras e vice-versa.
Política e Políticos – VIA BRASIL
*Criado em 13 de setembro de 1966, no governo militar do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, para proteger o trabalhador contra despedidas sem justa causa, o FGTS virou moeda de troca ao longo dos anos. Sucessivos governos “bonzinhos” têm fatiado o pecúlio que, ao fim e ao cabo, na maioria já são retalhos monetários sem muito valor de compra.
*Agora mesmo, quem aderiu ao tal saque /aniversário e for demitido sem justa causa, poderá sacar recursos depositado pela empresa antes da demissão. Uma portaria vai ser publicada amanhã (28), com expectativa de R$ 12 bilhões injetados na economia do país. Mas a leitura é outra.
* Em outros momentos, quando famílias inteiras vítimas de enchentes perdem casa com tudo dentro, carro e etecetera, são amparadas costumeiramente com R$ 5,5 mil do FGTS. Como se essa merreca bastasse para um recomeço. Coincidência ou não, a “bondade” de Brasília chega exatamente em um momento de baixíssima popularidade de Lula da Silva (PT).
*Com 234 assinaturas, está protocolada na Câmara dos a Proposta de Emenda à Constituição da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), propondo semana de quatro dias de trabalho. A PEC tem cerca de três milhões de assinaturas de populares. Se um dia for aprovada, a PEC vai exigir mudanças em dezenas profissões que não se encaixam na proposta.
Toma lá, dá cá derruba ministra
foto Ricardo Stucker
Novata no lamaçal do submundo da política partidária do país, a ministra da Saúde, Nísia Trindade (sem partido), caiu. Lula da Silva (PT) resolveu trocá-la por mais apoio no Congresso Nacional. Dá lugar para Alexandre Padilha (PT/SP), médico e atual ministro das Relações Institucionais, mesmo cargo que ocupou no segundo mandato do petista. Também foi ministro da Saúde de Dilma Rousseff (PT). Nísia é quinta demissão de ministros e a terceira mulher a perder o cargo, todas substituídas por homens. Padilha assume para acelerar a liberação de emendas parlamentares na área da saúde, coisa que Nísia fazia aplicando regra de critérios técnicos. Por isso enfrentava pressões para tornar o ministério mais “político”.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: Você conhece o Vale da Utopia?
Recentemente uma informação me chamou a atenção, não tanto por não promoverem testes de qualidade de água, mas pelo nome do lugar: Vale da Utopia. Considerando que entre os significados da palavra “Utopia” é estar em uma situação, ou local idealizado, onde tudo é perfeito, harmônico e feliz, deduzi que…