Economia

Carnaval pode atrasar salários? Entenda quando será o pagamento em março

Com feriado e datas alongadas, quinto dia útil pode mudar e afetar pagamento de trabalhadores e aposentados

25/02/2025

O carnaval de 2025 ocorrerá no início de março e pode impactar o pagamento de salários e benefícios do INSS. A preocupação dos trabalhadores do setor privado e dos aposentados é se os depósitos serão adiados por conta do feriado.

Os beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo terão o pagamento iniciado em 24 de fevereiro, conforme o dígito final do NIS. No dia 1º de março, um sábado, os depósitos serão interrompidos e retomados no dia 6, seguindo até 12 de março.

 

 

salário

 

 

Para aqueles que ganham acima de um salário mínimo, os pagamentos serão feitos entre os dias 6 e 12 de março, tornando-se o mês com o cronograma mais alongado do ano.

 

 

 

Empresas podem atrasar salários?

 

 

No setor privado, o pagamento dos salários deve ser feito até o quinto dia útil do mês, o que gerou dúvidas entre os trabalhadores devido ao carnaval. No entanto, o advogado trabalhista Solon Tepedino esclarece que a data não é feriado nacional e que apenas a Terça-Feira de Carnaval (4 de março) é oficialmente considerada feriado em algumas cidades.

 

 

“Para o pagamento, a contagem correta de dias úteis é de segunda a sábado. E ele deve ser computado até o quinto dia útil. Portanto, caso o quinto dia caia em domingos ou feriados, ele tem que ser antecipado para um dia antes do dia útil anterior”, explica Tepedino, ressaltando que o sábado é considerado dia útil para o calendário de pagamento.

 

 

Nas cidades onde o carnaval não é feriado, o quinto dia útil será em 6 de março. Já onde há feriado municipal, o pagamento pode ser feito até 7 de março. Mesmo que algumas empresas optem por conceder ponto facultativo na segunda-feira, isso não altera a contagem dos dias úteis.

 

 

 

 

INSS terá atendimento suspenso durante o carnaval

 

 

As agências do INSS estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março e funcionarão apenas a partir das 14h do dia 5. Durante esse período, os serviços podem ser acessados pelo site, aplicativo ou telefone 135. No dia 6 de março, o atendimento será normalizado.

 

 

A recomendação dos especialistas é que os trabalhadores fiquem atentos às datas e, sempre que possível, programem-se financeiramente para eventuais atrasos nos depósitos.

 

*Com informações de O Globo

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x