Colunas

Política e Políticos – Concessões do novo PAC

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

25/02/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos

Ricardo Wolffenbüttel/Secom

 

As rodovias estaduais (SCs) 108, 110, 418 e 421, todas na região Norte catarinense, estão mapeadas em estudo do governo federal em andamento para futuras concessões à iniciativa privada, depois de restauradas. É o previsto no novo Pacto de Aceleração do Crescimento. Como deve acontecer com a BR-280, principal e única rodovia federal da região. No caso das estaduais o assunto é tabu porque concessão implica em cobrança de pedágio. Porém, o próprio Ministério dos Transportes já admite retirar as estradas estaduais do programa de concessões. Enfim, é bem provável que depois do Carnaval de 2026 a proposta já esteja mais bem definida. Afinal, no Brasil nada se resolve em definitivo antes do Carnaval.

 

 

Política e Políticos: CURTAS

*Jeferson Ramos Batista é o novo presidente da Fesporte e também apadrinhado pelo deputado Fernando Krelling (|MDB/Joinville), depois do fuzuê causado com a indicação de Vinicius Bion feita pelo deputado.

*Bion seria um olho do PT (ele é sócio de um advogado petista) infiltrado no governo de Jorginho Mello (PL), segundo a deputada Júlia Zanatta (PL). Batista é servidor de carreira da secretaria estadual da Educação e já presidiu a Fundação Municipal de Esportes e Cultura de Palhoça.

*Com nove prefeitos eleitos em 2024, PT não será protagonista na eleição de 2026 para governador. No máximo, a esquerda lançará um nome apenas para constar. Não será diferente com o PSDB, com 13 prefeitos e que já teve dois senadores e um governador.

*Governador Jorginho Mello (PL) deve oferecer cargos ao PP para tentar garantir apoio à sua reeleição, como já o fez com o MDB, cedendo três secretarias e a Fesporte. O PP se queixa de ter apenas uma secretaria (Indústria, Comércio e Serviço).

* “O que você vai explicar para a sociedade catarinense?”. A pergunta é do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), sobre qual seria o discurso do partido se retirasse agora, em ano pré-eleitoral, o apoio ao governador Jorginho Mello (PL). De fato, o que diriam? Mello, agora, acelera sua gestão visto os impedimentos legais eleitorais no ano que vem.

*Vai gerar muita discussão na Assembleia Legislativa um projeto do governador Jorginho Mello (PL), que concede à iniciativa privada serviços de saneamento em municípios de responsabilidade da Casan. Nos últimos anos, dezenas de municípios romperam contratos com a estatal por conta de investimentos zero em rede coletora e tratamento de esgotos.

O MDB diz amén!

Política e Políticos

divulgação

Como dizia um importante líder político de Santa Catarina nos velhos tempos de Arena e MDB, “não é possível resolver os problemas com a barriga vazia”. Assim, deputados federais, estaduais e a senadora emedebistas foram jantar com o governador Jorginho Mello (PL) para sacramentar de vez a entrada do partido no governo. Agora com três secretarias estaduais e a presidência da Fesporte. Com isso, o ex-maior partido político de Santa Catarina, que tem três ministérios no governo de Lula da Silva (PT), associa-se oficialmente ao projeto de reeleição de Mello em 2026, talvez indicando o vice. Ou um candidato a senador. E, dizem, esperando apoio de Mello em 2030. Depois de 2006, com a reeleição de Luiz Henrique da Silveira, o MDB só teve candidato próprio na desastrada campanha de 2018. Já são 18 anos como coadjuvante.

 

 

Política e Políticos: VIA BRASIL

 

*A ex-presidente Dilma Rousseff, de 77 anos, é a atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Brics). Ela foi internada em um hospital de Xangai, na China. Isso aconteceu na última sexta-feira (21). Dilma apresentou sintomas de pressão alta, vômito e tonturas.

*Flávio Dino (PSB), ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, disse que não sente qualquer “desconforto” ou “incômodo” em julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentar permanecer no cargo à força depois da eleição de 2022.

*Dino, que foi para o STF com as bênçãos de Lula da Silva (PT) foi quem aplicou multa de R$ 70 mil ao ex-presidente por propaganda eleitoral irregular I(pela internet) na disputa presidencial de 2022. Então, não há como se sentir incomodado, não é? Ao contrário.

* Ricardo Nunes (MDB), prefeito reeleito de São Paulo, inaugurou ontem (25) o Prisômetro, um painel digital que, em tempo real, exibirá, exibirá o número de presos em flagrante, de foragidos da Justiça capturados e de pessoas desaparecidas encontradas graças ao sistema de monitoramento eletrônico.

 

 

E segue o baile!

Política e Políticos

Ricardo Stiucker

 

O Senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) é presidente do Senado e do Congresso Nacional. Ele não vai pautar o projeto de lei que anistia os “golpistas do 8 de janeiro”. Alcolumbre afirmou: “Isso não é assunto que estamos debatendo, não é um assunto dos brasileiros”. A declaração ocorreu no mesmo dia em que o Senado reverteu decisão do governo. Agora, com apoio dos governistas, o Senado autorizou o pagamento de cerca de R$ 2,6 bilhões em emendas parlamentares.

 

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x