Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Dica do Dr. Vicente – TROMBOSE
Dica do Dr. Vicente – Uma coluna com dicas para melhorar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, com informações práticas e atualizadas
28/02/2025
Dica do Dr. Vicente – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Dica do Dr. Vicente – Uma coluna com dicas para melhorar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, com informações práticas e atualizadas
Para que o organismo funcione bem é fundamental que o sangue circule livremente por todos os órgãos do corpo.
Se alguma coisa impedir a circulação do sangue, podemos ter problemas sérios.
É o que ocorre quando um coágulo – ou trombo – se aloja em um vaso ou mesmo dentro do coração, bloqueando o fluxo sanguíneo, causando uma trombose.
Quando um trombo se desprende, pode migrar para o pulmão ou cérebro, podendo interromper o fluxo sanguíneo e resultar em um quadro gravíssimo que pode levar à morte.
As tromboses podem ser de dois tipos: arteriais e venosas.
Trombose arterial: quando o coágulo se forma em uma artéria, e é a causa mais comum de ataques cardíacos e derrames.
Trombose venosa: quando o coágulo se forma em uma veia. Existe a trombose venosa profunda, mais comum nas panturrilhas. Em alguns casos, ocorre inchaço e dor nas pernas, cãibras, mudança na cor da pele na perna e sensação de calor na perna afetada.
Quando o coágulo migra da perna até uma artéria do pulmão, ocorre a embolia pulmonar, o paciente também apresentará falta de ar, dor no peito ou nas costas, tosse com ou sem sangue, palpitações e desmaio.
As causas das tromboses são obesidade, varizes, sedentarismo, cigarro e álcool, idade superior a 60 anos e histórico familiar. Também gestantes e mulheres que deram à luz há pouco, mulheres que usam anticoncepcional oral e pessoas que passaram por cirurgias ortopédicas no quadril ou nos joelhos.
O diagnóstico da trombose pode ser por exames de sangue, ultrassom vascular, venografia, tomografia e ressonância magnética.
O tratamento tem três objetivos: impedir o crescimento do coágulo; impedir que ele se desprenda e vá para outros órgãos; e evitar a formação de novos trombos.
O tratamento é à base de anticoagulantes; em alguns casos, pode-se usar procedimentos cirúrgicos como inserção de filtros na veia cava para impedir
a migração do coágulo; e o uso de meias de compressão para reduzir o edema das pernas.
Os especialistas para diagnosticar e tratar a trombose são o angiologista e o cirurgião vascular.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: Escola Antonieta vandalizada. Até quando?
Essa semana recebi fotos da fachada da Escola de Ensino Fundamental Antonieta de Barros, em pelo Centro de Florianópolis, situação que se perpetua há 16 anos, quando foi fechada por falta de manutenção. Fui procurada justamente porque no dia 11 de fevereiro publiquei, nesta coluna, o conto “Entrevistando Antonieta”. Nesse…
Coluna: Você conhece o Vale da Utopia?
Recentemente uma informação me chamou a atenção, não tanto por não promoverem testes de qualidade de água, mas pelo nome do lugar: Vale da Utopia. Considerando que entre os significados da palavra “Utopia” é estar em uma situação, ou local idealizado, onde tudo é perfeito, harmônico e feliz, deduzi que…