Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Prazo para saque de dinheiro esquecido nos bancos é ampliado; Governo alerta para golpes
Foram identificados, diversos anúncios que direcionam as pessoas a sites que não são os oficiais do Banco Central
17/10/2024
Pessoas físicas e empresas que perderam o prazo para resgatar recursos esquecidos em bancos poderão ter mais seis meses para reclamar seus valores, após publicação de edital pelo Ministério da Fazenda. Segundo o novo cronograma, haverá um prazo inicial de 30 dias para contestar o dinheiro diretamente nas instituições financeiras, após o qual será possível recorrer judicialmente durante seis meses.
Além de comunicar sobre a ampliação do prazo na data de hoje (17), o Banco Central fez um comunicado alertando sobre sites falsos que estão se aproveitando para enganar pessoas e coletar dados pessoais e dinheiro, oferecendo serviços não autorizados de recuperação de recursos. O BC lembra que o único site oficial para consulta e saque é o Sistema de Valores a Receber, disponível em valoresareceber.bcb.gov.br.
O BC reforça que não envia links nem solicita pagamentos para facilitar o saque do dinheiro. Todos os serviços são gratuitos e realizados apenas através do portal oficial. O Ministério da Fazenda também destacou que os recursos não resgatados após os prazos serão transferidos para a conta do Tesouro Nacional para atender a lei de desoneração fiscal.
“Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha. Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram”, complementa.
O Banco Central e o Ministério da Fazenda ainda não divulgaram balanço de quanto dinheiro faltou ser resgatado dos R$ 8,6 bilhões que estavam disponíveis até a última quarta-feira (16). As informações são da Agência Brasil.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Regulamentação cripto no Brasil: Em que estamos e o que devemos esperar
A discussão sobre a regulamentação dos criptoativos no Brasil está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, especialmente após a conclusão das Consultas Públicas do Banco Central (CP 109, 110 e 111). Essas consultas visam estabelecer diretrizes para empresas que lidam com criptomoedas, tokens, stablecoins e outros…
Pagando Impostos sobre Cripto no Brasil em 2025
Dia após dia, as criptomoedas continuam ganhando popularidade no Brasil. Em vez das opções tradicionais como imóveis ou contas de poupança, cada vez mais pessoas estão investindo em ativos digitais como Bitcoin, Ethereum e Solana. Solana hoje é amplamente reconhecida e valorizada por suas taxas baixas e transações rápidas, o…
Café nas Alturas: impacto deve durar pelo menos 4 anos
Aprecie com moderação: o preço do café no mundo já subiu quase 40% e a alta deve persistir por pelo menos quatro anos. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que destaca os impactos da crise climática e dos…