BC inicia em novembro mudanças no Pix para evitar fraudes digitais
Pix passará por mudanças. A primeira delas é um aumento na segurança para evitar fraudes digitais. Outras incluem novas modalidades de pagamento
17/10/2024
A partir do dia 1º de novembro inicia uma série de mudanças no Pix. A primeira delas é um aumento na segurança para evitar fraudes digitais. Outras incluem novas modalidades de pagamento: o Pix por aproximação e o Pix automático.
O Banco do Brasil se antecipou e anunciou na sexta-feira (11) o início da fase de testes do Pix por aproximação nas maquininhas da Cielo. Oficialmente, o Banco Central prevê que essa nova modalidade antecipada pelo BB poderia ser testada em novembro, e que deve estar em funcionamento para todos os clientes de todas as instituições financeiras a partir de fevereiro de 2025.
foto Marcello Casal Jr. – Agência Brasil
A principal delas é uma medida que minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Para isso, os valores de transferências por celulares ou computadores que não estão cadastrados no banco serão reduzidos. Dessa forma, as transações não poderão ser maiores que R$ 200 e o limite diário não poderá ultrapassar R$ 1.000.
Se o cliente trocar de dispositivo, será necessário cadastrá-lo no banco. Só assim será possível liberar transações com valores maiores do que as estabelecidas na nova regra. Vale lembrar que nada muda para aqueles que possuem o mesmo dispositivo para efetuar transações via Pix.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline