Colunas

Política e Políticos – Em bom ritmo

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

03/10/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

pol

 

Depois de alguns meses paralisadas por significativos atrasos no repasse de pagamentos do estado para a construtora, e períodos significativos de chuvas volumosas, as obras de duplicação e melhorias no trecho urbano da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, agora seguem em bom ritmo. A nova Ponte do Portal, que homenageia o empresário jaraguaense Eduardo Ferreira Horn, por exemplo, já tomou formas. Aliás, o trânsito por ali será modificado na segunda-feira (7), para a montagem da passagem inferior, de retorno. A obra, que abrange cerca de 9 quilômetros e que já serviu de plataforma política na eleição de 2022, começou ainda no governo de Carlos Moisés (Republicanos) e a expectativa é de conclui-la ainda em 2024.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Nos 10 maiores colégios eleitorais de Santa Catarina, o PL não fez pesquisas em Chapecó e Florianópolis, porque nestas cidades não têm candidatos a prefeito. Em Joinville e Jaraguá do Sul, onde disputa a eleição majoritária, não se sabe. Até ontem (3), nestes dois importantes municípios, o PL não havia divulgado nada sobre intenção de votos em seus candidatos.

 

*Ricardo Fabris (MDB), vice-prefeito de Criciúma no exercício do cargo visto o afastamento de Clésio Salvaro (PSD), denunciado por suposto envolvimento com uma máfia das funerárias, reuniu-se ontem (3) com dirigentes da Casan.

 

*Uma reunião às vésperas da eleição municipal para debater possível redução das taxas de água e esgoto cobradas pela estatal. Detalhe: o MDB tem candidato a prefeito, contra a chapa do PSD/PL apoiada por Clésio Salvaro. Capicce?

 

*Pelo andar da carruagem, visto as pesquisas eleitorais, não será desta vez que o PT elegerá o prefeito de Florianópolis. Aliás, na maioria das principais capitais de estado, exceto Goiânia, Recife e Porto Alegre, o partido de Lula da Silva anda mal na intenção de votos.

 

*O partido Novo segue com duas exceções em grandes colégios eleitorais do país: Romeu Zema, governador de Minas Gerais, e Adriano Silva (Joinville), que segue célere para a reeleição. No mais, tenta sobreviver nas urnas. Como o PL, que tem Jair Bolsonaro como muleta.

 

*A se confirmar números de pesquisa divulgada nesta semana, o prefeito Jair Franzner se reelege em Jaraguá do Sul. Aliás, entre os 11 maiores colégios eleitorais de SC, que são também as maiores cidades do estado, é a única perspectiva de vitória do MDB nas urnas.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Algumas proibições

Ontem (3) foi o último dia de veiculação da propaganda eleitoral no rádio e televisão para o 1º turno das eleições municipais. Também ontem terminou o prazo para comícios e uso de aparelhos de som fixo entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas. Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 9.504/1997), é proibida, desde 48 horas antes (às 8h do dia 4 de outubro) até 24 horas depois (às 17h de 7 de outubro) da eleição, qualquer propaganda política no rádio e TV. A lei inclui a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet. Além disso, caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carros de som ou minitrios, só são permitidas até 22h de sábado (5).

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Disputa singular em Tubarão. De um lado o governador Jorginho Mello (PL) apoiando o ex-secretário da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior (PL). De outro, o senador Esperidião Amin (PP) e o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) apoiando o vereador Denis Matiola (PSD). Na eleição para governador, Amin e Moisés trocaram xingamentos até dizer chega! Mas, segue o baile!

 

*Aliás, em Tubarão o ex-prefeito e ex-deputado Joares Ponticelli (PP), que renunciou ao cargo depois de preso na “Operação Mensageiro”, que investigou contratos fraudentos na coleta de lixo, agora é candidato a vereador. Como não há sentença definitiva, não há impedimento.

 

*Os números são assustadores e é de se imaginar se forem ampliados para o âmbito estadual: só em 2024 e até agora, Florianópolis registrou 27 mil acidentes envolvendo motociclistas. Com uma média de 30 mil multas mensais, das quais 17 mil por excesso de velocidade e imprudência, segundo números divulgados pelo Detran.

 

*Apenas nos nove primeiros meses do ano foram 3.857 vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas na Capital. E o custo para a saúde pública é alto: só no hospital regional da vizinha São José, R$ 5 mil/dia, em média, quando de acidentes leves. E que pode chegar a R$ 170 mil quando a recuperação do acidentado exige longos períodos de internação.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

O e-Título para votar

O eleitor que pretende usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até amanhã (5), véspera do pleito.  Depois, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral e retomado na segunda-feira (7). Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e atualizado. Se isso não for preenchido, o eleitor só poderá votar com documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, ou carteira de trabalho. O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x