Santa Catarina

Procon SC divulga ranking de reclamações em 2024

Nos primeiros oito meses do ano, a principal queixa dos consumidores foi relacionada à propaganda enganosa, somando um total de 1.478 reclamações registradas.

20/09/2024

O período entre janeiro e agosto deste ano foi bastante movimentado para o Procon-SC, que realizou um total de 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas. As principais queixas dos consumidores registradas foram sobre propaganda enganosa, oferta ou serviço não cumprido e venda enganosa.

 

 

 Confira as principais queixas dos consumidores nos primeiros oito meses de 2024:

procon

Foto: Filipe Prado / Procon

 

 

:: Ranking de reclamações 2024

 

 

1 – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478

2 – Não entrega / demora na entrega do produto: 982

3 – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905

4 – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708

5 – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644

6 – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575

7 – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569

8 – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515

9 – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386

Acione o Procon SC

 

Caso o consumidor tenha passado pelas situações descritas acima, entre em contato com o Procon SC. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente, no Centro de Florianópolis.

Denúncias podem ser enviadas ao Zap Denúncia pelo telefone (48) 3665-9057. Este serviço via aplicativo WhatsApp atende apenas denúncias. O número 151 também pode ser utilizado gratuitamente para tirar dúvidas e orientações.

Reclamações podem ser feitas no site ou de maneira presencial. Acesse: https://www.procon.sc.gov.br/

Fonte: Agência de Notícias | SECOM

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