Médicos ligam a diabéticos e hipertensos com atraso no acompanhamento
Acompanhamento deve ser feito para saber as condições de saúde, como também orientar e solicitar consultas e exames, se necessário
10/09/2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul está realizando um trabalho de busca a pessoas diabéticas e hipertensas do Sistema Único de Saúde que há mais de um ano não têm comparecido às consultas. De acordo com a diretora de Assistência Primária à Saúde, Milena de Lima Machado, a busca ativa de pacientes com hipertensão e diabetes que estão com atraso no acompanhamento feito na Atenção Primária à Saúde é feita por médicos residentes, nas segundas e terças-feiras, das 17h às 21h.
O primeiro contato é feito previamente por uma equipe da Secretaria da Saúde, informando que um médico irá fazer a ligação diretamente com pacientes que há mais de um ano não fazem o acompanhamento, para saber as condições de saúde, como também orientar e solicitar consultas e exames, se necessário.
A diretora Milena Machado avisa que é real que o próprio médico faz a ligação, por isso existe o contato prévio de que o profissional, com autorização do paciente, fará o contato entre 17h e 21h, sempre nas segundas e terças-feiras.
O atendimento desses públicos é uma rotina nas Unidades Básicas de Saúde, onde os usuários devem comparecer regularmente para manter o controle das doenças por meio de exames e consultas, a fim de evitar complicações.
A avaliação periódica é crucial para que os pacientes possam manter os níveis de pressão arterial e glicemia estáveis, por meio da atualização dos exames e das consultas médicas e de enfermagem.
No caso das ligações, elas estão sendo feitas para pacientes que há um ano ou mais, não comparecem a uma UBS para consultas e exames de acompanhamento.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline