Região

Cigamvali assina protocolo de intenções para integração ao SISBI Origem Animal

Protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) foi assinado

10/09/2024

Um importante passo para o fortalecimento da agricultura e da economia local, foi dado no dia 3 de setembro em Salvador, Bahia, com a assinatura do protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali), marcando um avanço significativo para a integração do consórcio ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

 

Foi uma cerimônia que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Fávaro onde participaram, também, Edson Goldacker Junkes e Ronnie Leonel Lux, presidente e diretor executivo do Cigamvali.

 

protocolo

Protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) foi assinado

 

Esse acordo fortalece a capacidade dos municípios consorciados de garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal, permitindo sua comercialização em todo o território nacional. A iniciativa impulsiona o crescimento das agroindústrias locais, gera empregos, fomenta a economia regional e assegura mais segurança alimentar para a população.

 

O Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Público de Municípios – Ciclo 2024/2025 (ConSIM), tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional.

 

Para a execução do protocolo, não haverá transferência de recursos financeiros entre os partícipes, apenas adequação e atendimento às normas estabelecidas.

 

Melhoria nas inspeções abrirá portas para o mercado em todo o Brasil

 

No processo, os consórcios são orientados para adequação da base legal, previsão da execução da inspeção de produtos de origem animal e composição da equipe de coordenação e fiscalização. Os estabelecimentos recebem consultoria referente às instalações sanitárias adequadas e elaboração e implantação dos programas de autocontrole. Entre os resultados esperados com esta ação, estão maior oferta de produtos de origem animal com regularidade sanitária; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização dos produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos e desenvolvimento regional.

 

Nesta edição, 78 consórcios públicos municipais se cadastraram no edital, representando cerca de 1.00 municípios brasileiros. Deste total, 39 consórcios foram selecionados para assinar o protocolo de intenção, abrangendo 768 cidades, localizadas em 14 estados.

 

O Projeto ConSIM tem como objetivo orientar os consórcios públicos de municípios para desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), propiciando a ampliação do comércio para todo o território nacional, antes restrito ao município.

 

Quer saber mais sobre “Cigamvali assina protocolo de intenções para integração ao SISBI Origem Animal” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x