Jaraguá do Sul

Obras da Praça Húngara seguem na região de Santo Estevão

Praça Húngara Magyar tér, localizada em Santo Estevão, Garibaldi, está em fase adiantada de construção

05/09/2024

A Praça Húngara Magyar tér, localizada em Santo Estevão, Garibaldi, está em fase adiantada de construção. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Urbanismo. O terreno de 2.500 m2 foi adquirido pelo Município e fica na rotatória da Rodovia JGS 466, próximo à Capela Santo Estevão. As propostas da licitação foram abertas em novembro do ano passado.

 

Em 2022, em 16 de julho, nas comemorações do centenário da Capela Santo Estevão, houve o comprometimento público por parte do prefeito Jair Franzner com a comunidade e lançamento da pedra fundamental junto ao terreno onde está sendo construída a praça, um patrimônio cultural dos húngaros e de Jaraguá do Sul.

 

A empresa Cubica é a responsável pela obra. O valor do contrato é de R$ 2.158.762,16 e o prazo de conclusão em 10 meses, de acordo com o secretário de Administração, Douglas Antônio Conceição. A previsão de conclusão, pelo contrato original, é outubro.

 

A estrutura terá elementos que remetem à praça de Veszprém, além de abrigar a Lança Húngara (Kobjafa), símbolo da força e união da comunidade húngara e que foi doada ao município de Jaraguá do Sul em 1996, por Istzan Zolcsak e comunidade húngara de São Paulo.

 

 

A escultura que se encontrava no Centro de Informações Turísticas, da Avenida Prefeito Waldemar Grubba, já foi desmontada e será implantada na nova praça, com maior destaque e ambiente mais adequado à sua representatividade.

 

A etnia húngara é a única imigrante de Jaraguá do Sul, porque veio direto do país de origem, região de Veszprém, na Hungria. As demais são colonizadoras.

 

Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x