Esportes

Paralimpíadas: Petrúcio Ferreira é tricampeão paralímpico nos 100m em Paris

Ricardo Gomes é ouro na classe T37; Ana Carolina conquista o 1º lugar no taekwondo; Giovanna Boscolo leva bronze no lançamento de club

30/08/2024

Paralimpíadas: Petrúcio Ferreira é tricampeão paralímpico nos 100m em Paris

Petrúcio (E) e Ricardo. | Foto: Lorena Dillon

 

Fonte: GE

O paraibano Petrúcio Ferreira, de 27 anos, é tricampeão das paralímpiadas nos 100 metros. Em uma prova de recuperação na tarde desta sexta-feira (30) no Estádio Olímpico de Paris, na França, Petrúcio conquistou o ouro com o tempo de 10s68, melhor marca dele na temporada, na classe T47 com deficiência nos membros superiores. “É muita emoção, estar vivendo tudo isso. Estou muito grato por tudo e por todos, Petrúcio está aí conquistando o mundo”, afirmou o paratleta. “Este ano estou numa briga interna com meu corpo, muita cobrança no meu dia a dia. Estou mostrando de onde o Petrúcio veio, minha esposa, que está em casa me assistindo, sabe de tudo. Essa pessoa é maravilhosa para mim”, emendou Petrúcio.

 

Minutos antes, na prova dos 100 metros na classe T37, o fluminense Ricardo Gomes de Mendonça, de 34 anos, foi ouro também, o primeiro dele em Paralimpíadas, tinha um bronze em Tóquio 2020, Ricardo fechou a prova com 11s07. Outros dois brasileiros também foram bem: Christian Gabriel Luiz ficou em quarto e Edson Cavalcante, em quinto. “O Brasil veio para mostrar que Paris vai virar baile”, declarou Ricardo. “Depois de um acidente que mudou minha vida, sou campeão paralímpico”, completou antes de assistir ao ouro de Petrúcio e ambos comemorarem e dançarem juntos na pista do Stade de France. Ricardo sofreu um acidente em 2014 que deixou sequelas no braço e perna direitos, ele começou no esporte paralímpico apenas em 2019 e, em 2021, passou a treinar no CT Paralímpico, em São Paulo. A classe T37 é para atletas com transtorno do movimento e falta de coordenação motora de grau moderado em um dos lados do corpo.

 

Taekwondo

Paralimpíadas: Petrúcio Ferreira é tricampeão paralímpico nos 100m em Paris

Foto: Silvio Ávila/CPB

 

Aliás, o segundo dia de disputas das Paralimpíadas foi recheado de conquistas para o Brasil. Depois de três medalhas de ouro no atletismo, o país fechou a sexta-feira (30) em Paris no alto do pódio também no taekwondo. Mesmo com a torcida contra, Ana Carolina Silva brilhou contra a francesa Djelika Diallo e garantiu o título na categoria até 65kg, em sua estreia nos Jogos Paralímpicos. Silvana Fernandes também subiu ao pódio, com o bronze na categoria até 57kg, ao derrotar a cazaque Kamilya Dosmalova.

 

Lançamento

Giovanna Boscolo é medalhista de bronze no lançamento de club, na classe F32, nas Paralimpíadas. A brasileira subiu ao pódio da prova após a desclassificação da polonesa Roza Kozakowska, que havia sido campeã. A decisão foi divulgada no fim da noite desta sexta-feira (30), a comissão brasileira protestou, após o fim da prova, pela alteração da cadeira da polonesa e pelo “uso do equipamento de forma irregular”. Este é o sétimo bronze do Brasil nas Paralimpíadas 2024, o sexto conquistado nesta sexta-feira (30). O país também tem cinco medalhas de ouro e uma de prata, ocupando a terceira colocação geral no quadro de medalhas.

 

Roza Kozakowska havia lançado para a marca de 31.30m, quebrando o recorde mundial, mas acabou desclassificada. A melhor marca do mundo passou a ser a da tunisiana Maroua Ibrahim, que atingiu 29m e agora sobe ao lugar mais alto do pódio. Parastoo Habibi (26.29m), do Irã, torna-se medalhista de prata, e Giovanna (26.01m) fecha o top 3 com o bronze. Giovanna é ex-atriz mirim e interpretou Michelle na novela infanto-juvenil Chiquititas, biomédica de formação, ela passou a praticar o atletismo paralímpico em outubro de 2023. Além do lançamento de club, ela também vai disputar provas do arremesso de peso nas Paralimpíadas de Paris 2024.

 

Saiba mais além das paralimpíadas: Futsal: Jaraguá sub-19 goleia o Atlas-COL e está na semifinal

Futsal: Jaraguá sub-19 goleia o Atlas-COL e está na semifinal da Copa do Mundo

Foto: Jaraguá/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x