Hospital S. Antônio amplia segurança e assistência ao paciente idoso
Hospital Municipal Santo Antônio – Santé (HSA-Santé), de Guaramirim, lança um programa para elevar a qualidade do atendimento médico-hospitalar voltado à população idosa
09/08/2024
O Hospital Municipal Santo Antônio – Santé (HSA-Santé), de Guaramirim, lança um programa para elevar a qualidade do atendimento médico-hospitalar voltado à população idosa. O projeto “Qualidade e Segurança na Assistência Hospitalar ao Paciente Idoso”, estabelecido com o apoio do Fundo Municipal do Idoso, será especialmente direcionado aos pacientes da terceira idade internados na Unidade de Clínica Médica, vindos dos atendimentos de urgência e emergência. O novo programa é mais um passo na direção de um atendimento hospitalar mais humanizado e eficiente, refletindo a contínua dedicação da instituição em proporcionar alta qualidade nos cuidados à população do Vale do Itapocu.
Hoje, com 50 leitos de internação exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital conta com 10 leitos de retaguarda clínica, recebendo para a internação pacientes acima de 65 anos. Atualmente, a maioria dos pacientes admitidos nos leitos de retaguarda do hospital são pessoas idosas, muitas dos quais não possuem acompanhantes 24 horas. Essa situação aumenta significativamente o risco de quedas, já que muitos tentam descer da cama sem ajuda, levando a acidentes. Entre outros objetivos específicos do programa, é previsto promover maior conforto e segurança com a aquisição de camas elétricas, que facilitam a saída segura destes pacientes, e colchões adequados para prevenir lesões por pressão.
Além disso, os pacientes de idade mais avançada frequentemente chegam com nutrição deficitária, devido a uma dieta alimentar inadequada, e lesões na pele causadas por pressão, exigindo-se cuidados específicos para a prevenção e cicatrização dessas feridas. Por isso, o programa visa ainda com prioridade a garantia de uma nutrição mais adequada para melhorar a resposta imunológica dos pacientes idosos durante a internação, através da qualificação das equipes e da aquisição de dietas e suplementos nutricionais essenciais para essa faixa etária.
Também sob o apoio de edital do Fundo Estadual do Idoso (FEI), o Hospital Santo Antônio receberá o investimento de R$ 370.280,77, valor que irá contribuir para a execução de melhorias para este público. O valor será destinado à criação do espaço especializado com leitos de internação exclusivos para a pessoa idosa. O aporte financeiro também permitirá implementar serviços de orientação para cuidadores e familiares, garantindo um ambiente de tratamento mais humanizado e qualificado durante e após a internação hospitalar.
Quer saber as notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
MS aprova projeto para ampliar atendimentos médico-assistenciais
Portaria do Ministério da Saúde aprovou o projeto “Ampliação dos Atendimentos Médico-Assistenciais para Pessoas com Deficiência da Apae de Guaramirim”. A iniciativa tem como objetivo principal atender à crescente demanda de serviços especializados voltados para pessoas com deficiência, reduzindo as filas de espera e proporcionando um atendimento mais abrangente e…