MPSC mostra programa Trabalhando Juntos a empresários de Guaramirim
MPSC apresentou o programa Trabalhando Juntos com os temas: inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho e a abertura de uma nova perspectiva de vida para esses jovens
08/08/2024
MPSC mostra programa Trabalhando Juntos a empresários de Guaramirim
A terça-feira (5/8) foi um dia diferente para empresários, órgãos públicos, redes de proteção e entidades de Guaramirim. O auditório do bloco B da Uniasselvi foi palco de um momento de reflexão e sensibilização sobre a importância da inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho e a abertura de uma nova perspectiva de vida para esses jovens.
Estes foram os temas centrais de uma audiência pública realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para apresentar e implementar o programa Trabalhando Juntos na Comarca de Guaramirim. O encontro foi promovido pela 2ª Promotoria de Justiça e contou com a parceria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Ministério do Trabalho e Emprego, da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.
O programa Trabalhando Juntos foi desenvolvido pelo Ministério Público para promover a iniciação profissional de jovens entre 14 e 24 anos que estão em situação de vulnerabilidade social. Dentro do programa, também são feitas a capacitação e a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho.
A Promotora de Justiça Ana Paula Destri Pavan, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Guaramirim, ressaltou que “o projeto Trabalhando Juntos e a Aprendizagem objetivam abrir portas para adolescentes e jovens para que eles possam continuar a ter esperanças e sonhos. Essas oportunidades, muitas vezes, impedem que entrem no mundo da criminalidade. Precisamos, todos nós, sociedade, Estado e família, mostrar para esses jovens que existe oportunidade e que, por pior que o momento pareça, existe uma saída de verdade”.
Mais de 200 cotas de aprendizagem não estão preenchidas em 94 empresas
Atualmente existem em Guaramirim mais de 432 vagas de aprendizagem. Destas, 280 estão preenchidas, o que equivale a 67% da cota mínima de 5% estabelecida em lei. São 206 quotas de aprendizagem não preenchidas em 94 empresas localizadas em Guaramirim.
Marcelo Firmino Vaz, Superintendente Executivo do CIEE, disse que a parceria com o Ministério Público no programa Trabalhando Juntos é muito importante. “É um programa que já existe há muitos anos e nasceu dessa necessidade de integrar diversos atores que apoiem a inclusão desses jovens no mundo do trabalho”.
Com a adesão ao programa Jovem Aprendiz pelas empresas, cumpre-se a lei, formam-se profissionais e promove-se o desenvolvimento econômico e a transformação social. Ao final da audiência, a representante do Ministério Público firmou o prazo de 10 dias para que as empresas interessadas em aderir ao Trabalhando Juntos procurem o MPSC e assinem o termo de adesão à iniciativa.
Quer saber as notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
MS aprova projeto para ampliar atendimentos médico-assistenciais
Portaria do Ministério da Saúde aprovou o projeto “Ampliação dos Atendimentos Médico-Assistenciais para Pessoas com Deficiência da Apae de Guaramirim”. A iniciativa tem como objetivo principal atender à crescente demanda de serviços especializados voltados para pessoas com deficiência, reduzindo as filas de espera e proporcionando um atendimento mais abrangente e…