Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Olimpíadas: Brasil conquista mais duas medalhas em Paris
Rebeca Andrade leva a prata na ginástica artística e equipe brasileira ganha o bronze no judô
03/08/2024
Fonte: GE
Neste sábado (3), Rebeca Andrade saltou para a prata nas Olimpíadas de Paris 2024 e se tornou uma das maiores medalhistas olímpicas do Brasil. Com dois saltos perfeitos e elegantes, conquistou sua quinta medalha e empatou com os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt no panteão brasileiro de heróis olímpicos. Campeã em Tóquio 2020, Rebeca dessa vez ficou atrás de Simone Biles e de seu salto impossível, o Biles II. A americana desafiou a gravidade mais uma vez para realizar o elemento que só ela consegue fazer, sua compatriota Jade Carey ficou com a medalha de bronze.
Rebeca teve 2,333 a mais na pontuação de execução em relação a Biles na soma dos dois saltos, mas a dificuldade, no entanto, fez a diferença para a americana graças ao Biles II, de valor 6.4. As duas ginastas apresentaram o Cheng, de dificuldade 5,6 e Rebeca teve uma nota maior do que a de Simone no salto, com 15.100 contra 14.900. O segundo salto de Rebeca foi um Amanar lindíssimo, grau 5.4, pelo qual recebeu 14.833, terminando com a média 14.966. Porém, Simone veio com o Biles II. Caprichou na execução, tirou incríveis 15.700 e garantiu o ouro com média 15.300.
Simone e Rebeca repetiram então o pódio do individual geral, com o ouro de Simone e a prata de Rebeca. Na prova por equipes, Simone liderou os Estados Unidos para o ouro e Rebeca guiou o Brasil para o bronze. A ginasta brasileira agora tem cinco medalhas: ouro no salto e prata no individual geral em Tóquio 2020, prata no salto e no individual geral e bronze por equipes em Paris 2024. Simone Biles chegou à sua décima medalha olímpica, as duas ainda se enfrentam novamente na segunda-feira (5), nas finais de trave, às 7h30, e solo, às 9h20.
No judô
O judô do Brasil encerrou, neste sábado (3), sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 com sua quarta medalha na competição. Após o ouro de Beatriz Silva, a prata de Willian Lima e o bronze de Larissa Pimenta, os brasileiros conquistaram o bronze na disputa por equipes, ao vencer a Itália por 4 a 3 no desempate.
O triunfo também sacramentou a melhor campanha do país na modalidade em Jogos Olímpicos, a equipe verde e amarela abriu 3 a 1, mas sofreu o empate com derrotas consecutivas em combates nos quais levava vantagem. Assim, a medalha seria definida em luta desempate, entre Rafaela Silva e Veronica Toniolo.
A brasileira resolveu a disputa com um waza-ari, não pontuado inicialmente, mas concedido após revisão do VAR. Também receberão medalhas Daniel Cargnin, Rafael Silva, Larissa Pimenta e Guilherme Schimidt, que integraram a equipe na competição por equipes. Rafael Silva, inclusive, se tornou o judoca mais velho da história a subir ao pódio, aos 37 anos.
Saiba mais das Olimpíadas: Futebol: Veja os confrontos das semifinais masculina
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp