Jaraguá do Sul

Pesquisa coloca Jaraguá como a 34ª melhor cidade para morar no Brasil

Cidade é a 34ª melhor para morar no Brasil. Ocupa a sétima colocação nas com mais de 100 mil habitantes

05/07/2024

Os 5.570 municípios brasileiros têm uma grande variedade de climas, vegetações e culturas. Por isso, a tarefa listar as melhores cidades para se morar no Brasil não é simples. Mas, os principais critérios para uma vida de qualidade são os mesmos em qualquer lugar do mundo: um lugar seguro, com boa infraestrutura, hospitais e boas escolas, prosperidade econômica e emprego. A maior parte desses fatores pode ser medida em números.

 

Embora nunca tenha havido tantas estatísticas disponíveis quanto hoje, elas acabam sendo enganosas quando olhadas de forma isolada. Por exemplo: uma cidade pode ser segura, mas não ter hospitais. Ou talvez ela seja segura e tenha hospitais, mas esteja estagnada economicamente.
E mesmo a cidade segura, com hospitais e uma economia forte pode sofrer com uma péssima educação, ou com a ausência de bibliotecas, ou ainda com a falta de um sistema de esgoto.

 

cidade

A Gazeta do Povo, de Curitiba, um dos maiores portais de notícias do Brasil, compilou uma ampla base de dados, em levantamentos oficiais, para identificar as melhores cidades para morar no Brasil.

 

Essas estatísticas permitem uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros, com base em 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.

 

Com base nos dados mais atualizados de cada categoria, as cidades receberam uma nota geral de 0 a 10.

 

Dentre as 100 primeiras cidades no ranking geral, 33 são de São Paulo, 29 de Minas Gerais, 16 do Rio Grande do Sul, nove de Santa Catarina, seis do Paraná, três de Goiás, duas do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma de Pernambuco.

 

Cidade ocupa a sétima colocação com mais de 100 mil habitantes

 

O ranking geral das 100 melhores cidades para morar no Brasil, divulgados na semana passada, mostra Jaraguá do Sul na 34ª colocação, em nível nacional, para se habitar. A lista nacional é aberta pela cidade paulista de São Caetano do Sul. Entre as 100, a catarinense Arabutã está na nona colocação, Joaçaba (11ª), Jaraguá do Sul (34ª), Brusque (42ª), Cocal do Sul (48ª), Rio do Sul (60ª), Iomerê (77ª), Vargeão (98ª) e Witmarsun (100ª). Considerando as cidades acima de 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul está na sétima posição e na primeira colocação em Santa Catarina. Brusque está na 10ª, Blumenau (29ª), Itajaí (34ª) e São José (48ª).

 

O levantamento da Gazeta do Povo inclui dez categorias diferentes, e utiliza um total de 21 indicadores. Alguns deles, por serem mais relevantes, ganharam peso maior no cálculo da nota final de cada cidade. Educação, Taxa de homicídios, Saúde, Economia e Infraestrutura tiveram peso de 1,5, os maiores no ranking. Todos os dados utilizados no cruzamento são oficiais e extraídos de sistemas públicos como Ideb Ensino Fundamental – anos finais (2021) e Ensino Médio (2021), Ipea (2022), DataSUS (2024), Caged (2024), IBGE (2021) e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (2023).

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x