Colunas

Política e Políticos – Escolas sustentáveis

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

04/07/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Por inciativa do deputado Rodrigo Minotto (PDT), a Assembleia Legislativa vai votar projeto de lei de conscientização ambiental nas escolas sobre o uso de fontes de energia limpa e renováveis. Com um concurso a cada dois anos entre as escolas públicas e privadas do estado, de ensino fundamental, médio e profissionalizante.

 

pol

 

Minotto explica que a ideia é “expandir a troca de conhecimentos e experiências, sobretudo no que tange às fontes alternativas de energia e à conscientização sobre o consumo responsável de energia elétrica”.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Como quem diz faça o que quiser, o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, disse que o partido não avaliza a ida do ex-deputado Paulinho Bornhausen para o governo de Jorginho Melo (PL). Para ser o secretário de Articulação Internacional.

 

*Giordani mantém prudente distância do governador e do PL, por motivos de ordem política. Além de ter sido adversário de Mello em passado recente na disputa pelo governo do estado (foi vice de Gean Loureiro), Giordani comanda um partido que aparece como principal adversário do governador na disputa pelas prefeituras.

 

*O PSDB alimenta esperança na eleição do próximo prefeito de Florianópolis. O candidato tucano é o ex-senador Dario Berger, que em 2022 disputou a reeleição pelo PSB (partido do vice-presidente Geraldo Alckmin), depois de praticamente enxotado do MDB, onde forçava candidatura a governador. Berger já governou a Capital por duas vezes.

 

*Por determinação do Conselho Nacional de Justiça, no dia 28 de agosto os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico fecham as portas definitivamente em todo o país. O único do gênero em Santa Catarina está em Florianópolis e abriga 51 criminosos com transtornos mentais.

 

*Foram condenados por homicídios, estupro, estupros, latrocínio, tráfico de drogas, incêndios e etecetera. Mas agora serão soltos porque as condenações não podem ser cumpridas em presídios comuns. A decisão do CNJ se dá “em respeito à dignidade humana”. E a dignidade das vítimas? Não tem importância?

 

*Até segunda-feira,1° de julho, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado havia registrado 354.089 casos prováveis em 285 municípios. Comparando com o mesmo período de 2023, a doença cresceu 161,78%, com 272 mortes e outros 54 casos suspeitos. Dias frios, pelo visto, não têm sido um inimigo eficaz contra o mosquito.

 

*Agora é oficial: a Justiça Eleitoral de Santa Catarina carimbou o novo diretório do Republicanos, que tem como presidente da executiva o deputado federal Jorge Goetten, eleito pelo PL em 2022. Jorginho Mello, Goetten e o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP) deram uma rasteira no ex-governador Calos Moisés, que presidia o partido em SC. Coisa de profissionais!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Ruído Zero

 

Projeto de lei do deputado Carlos Humberto (PL) cria o Programa Ruído Zero em Santa Catarina. Para ampliar as ações de fiscalização, monitoramento e prevenção de barulho excessivo provocado por escapamentos desregulados ou adulterados, de motos e carros. O deputado, que é de Balneário Camboriú, diz que o “problema maior está em cidades litorâneas”. De fato, o exibicionismo impera nas praias.

 

 

O Código Brasileiro de Trânsito prevê que “conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”, implica em multa grave. Assim sendo, multa neles, sem dó!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

* Lula da Silva (PT) disse, na Bahia, durante ato de lançamento do Plano Safra, que depois de Dom Pedro 2° e Getúlio Vargas, ele é o presidente com mais experiência para resolver problemas do nosso país.

 

*Só para lembrar: Pedro era um desvairado herdeiro do trono, mais interessado em conquistar mulheres do que outra coisa. Aliás, por vontade própria nunca quis ser imperador do Brasil. Getúlio, um golpista e ditador.

 

*O governo não fará novos leilões de arroz. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a oferta e o preço do produto estão controlados. Mas, desde quando faltou arroz no mercado ou os preços subiram mais do cobrado no varejo antes mesmo das enchentes no Rio Grande do Sul?

 

* Mas a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados deve ouvir o ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Thiago José dos Santos, exonerado do cargo por suspeitas de fraude no primeiro leilão de arroz feito pela Conab.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

O Rei Pelé

 

Um projeto de lei proposto pelos deputados federais dos deputados Luciano Ducci (PSB/PR) e Felipe Carreras (PSB/PE), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, virou lei instituindo o Dia do Rei Pelé a ser comemorado anualmente no dia 19 de novembro. Por coincidência, no mesmo dia em que o país celebra o Dia da Bandeira.

 

 

A data escolhida é referência a de 19 de novembro de 1969, quando Pelé marcou o milésimo gol da carreira. De pênalti, na vitória do Santos por 2 x 1 sobre o Vasco da Gama no Maracanã. Nascido em Três Corações (MG), em 23 de outubro de 1940, Edson Arantes do Nascimento foi três vezes campeão do mundo (58, 62 e 70), marcando 95 gols em jogos da Seleção.

 

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x