Hospital Jaraguá elabora protocolo para crianças com autismo
Hospital Jaraguá está finalizando a elaboração de um Protocolo de Atendimento a crianças com TEA e TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
03/05/2024
Cada criança é singular, especialmente àquelas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista-TEA. Por isso, visando ainda mais a humanização do atendimento, a eficiência e a empatia, o Hospital Jaraguá está finalizando a elaboração de um Protocolo de Atendimento a crianças com TEA e TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (Manejo e Cuidado).
Segundo a coordenadora do Pronto Atendimento do Hospital Jaraguá, Tais Gregol, a construção do protocolo teve início em 2023 e em breve estará finalizado, no entanto, as ações que integram o protocolo já estão sendo trabalhadas internamente.
Hospital Jaraguá está finalizando a elaboração de um Protocolo de Atendimento a crianças com TEA e TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Ela explica que a iniciativa surgiu da necessidade de melhorar especialmente a comunicação no atendimento destes pacientes. “É muito importante que a pessoa com TEA e TDAH seja identificada já na entrada para o atendimento, para que assim ela seja vista com todas as suas particularidades por onde percorrer, seja no aparelho de raios x, em exames, medicação e internação”, completa.
IDENTIFICAÇÃO – Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade no totem de retirada de senhas. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno. Uma etiqueta especial também está em desenvolvimento para ser colocada em crianças que têm dificuldades em aceitar a pulseira. E outra etiqueta também será utilizada para identificar o prontuário destes pacientes.
Tais explica ainda que outra medida será a identificação, também por meio de etiqueta, na beira-leito do quarto da criança, atrás do paciente e na parede. O objetivo é que assim que alguém da equipe hospitalar entrar no quarto identifique imediatamente o paciente e entenda as necessidades dele. Já no Centro Cirúrgico serão implantadas toucas e aventais amarelos para auxiliar na identificação.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Feira de adoção neste sábado (12) na Praça Ângelo Piazera
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), promoverá neste sábado (12), mais uma feira de adoção de animais. Estarão disponíveis 12 cães (seis adultos e seis filhotes) e 12 filhotes de gatos. O evento ocorrerá das 9h às 12h, na Praça…