Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
Voltolini avalia como positivas ações ao produtor rural no ano passado
Saiba mais:
02/02/2024
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul fez um balanço sobre as ações de apoio feitas junto ao produtor rural cadastrado no Município ao longo de 2023.
O secretário Marcos Voltolini, também fez projeções ainda mais otimistas para este ano com base nos investimentos feitos durante o ano passado.
“Terminamos o ano, não somente com nossas metas alcançadas, mas também superadas, tanto na realização de trabalhos com máquinas e equipamentos, como na nossa arrecadação do Froagro ( Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Rural), e na emissão de notas fiscais por parte dos nossos agricultores”, destacou o secretário.
Voltolini observou que “as perspectivas para 2024 são boas, principalmente pelos investimentos em veículos, em máquinas e equipamentos,
inclusive com aquisição de um trator agrícola novo e isso vai nos dar mais agilidade no trabalho, bem como menores gastos em manutenção”, ponderou.
No total os investimentos somaram mais de R$ 705,4 mil, recurso oriundos do próprio Município e de emendas parlamentares.
HORTAS – Um dos pontos de destaque deste trabalho foi a continuidade do Programa Germinar que tem como principal foco as hortas comunitárias. Hoje, o Município conta com 54 unidades espalhadas pelos bairros da cidade.
Uma ação que envolve diretamente 519 famílias ou 2.106 moradores, além de técnicos da própria Secretaria que prestam assistência técnica nestas comunidades. Também foram distribuídas 249.975 mudas de hortaliças para os integrantes do programa.
Apoio ao produtor rural e investimentos foram significativos
O relatório de 2023 divulgado pelo secretário Marcos Voltolini mostra que a patrulha agrícola mecanizada trabalhou 3.954,40 horas para os produtores rurais de Jaraguá do Sul, mais a entrega de 2.741 unidades de tubos de concreto e calhas de escovamento e 5.290 metros cúbicos de macadame, areia e brita.
Os serviços médico-veterinário e inseminação artificial bovina totalizaram 1.095, para 386 criadores de animais. O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM) fez 761 atendimentos, entre orientações, inspeções e licenças.
No controle biológico do borrachudo e maruim, foram 6.142 litros distribuídos e as notas fiscais emitidas somaram 9.082. Também houve 670 atendimentos com assistência técnica em agronomia, em 240 propriedades rurais.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural emitiu 30 licenças para cortes de árvores e 54 para terraplenagem em propriedades rurais.
INVESTIMENTOS – Conforme Marcos Voltolini, foram investidos R$ 705.449,64 na compra de duas picapes (cabines simples e dupla), duas colheitadeiras de forragens, dois arados de disco e um aleirador, equipamento utilizado para plantio das culturas de aipim e hortaliças.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Santa Catarina conta com 14 polos industriais em diferentes regiões
Reconhecido como um estado internacionalizado, Santa Catarina tem 14 polos industriais de destaque internacional. A região Sul do Brasil se destaca nacionalmente por ter a maior participação da indústria de transformação entre as atividades industriais. Cada estado possui 14 polos de inserção internacional, de acordo com o estudo dos Polos…