Esportes

Atletismo: Com diversas conquistas, atleta jaraguaense conta sua história no esporte

Natália Valcanaia celebra a medalha de bronze no brasileiro e diz que esforço valeu a pena

19/10/2023

Natural de Jaraguá do Sul e com 15 anos de idade, Natália Valcanaia subiu no pódio e ganhou uma medalha em um dos torneios mais importantes do Brasil. No caso, ela trouxe para casa o bronze do Campeonato Brasileiro sub-16 no salto com vara, que aconteceu no último fim de semana, na cidade de Recife, em Pernambuco, no Nordeste do país.

Essa conquista já tem um significado enorme para uma atleta, mas a jaraguaense ficou pelo segundo ano consecutivo com a terceira colocação da competição. No seu histórico, ela também ganhou o ouro dos Jogos Escolares Brasileiros entre 12 e 14 anos, em 2021, no Rio de Janeiro, além de diversas medalhas em campeonatos estaduais e na Olesc.

Foto: Arquivo Pessoal

Para Natália, a última prova foi a mais disputada que ela teve em todos os cinco anos de carreira. “Todas estavam com objetivo da medalha de ouro. Nós, atletas, encaramos os campeonatos de nível brasileiro como uma competição superdifícil, que realmente ganham apenas os melhores. É um campeonato que abre portas no esporte”, declarou.

A jovem relatou o sentimento da conquista. “É uma sensação única, representar Jaraguá do Sul e Santa Catarina em uma das maiores competições nacionais. Deixa qualquer atleta honrado, faz a gente acreditar que todo o esforço mental e físico durante o ano valeu a pena. A disciplina e foco são os nossos grandes aliados para conquistar essas competições”, enfatizou.

Foto: Arquivo Pessoal

Natália contou o início da sua história na modalidade. “Comecei no esporte em 2018, com 10 anos de idade. Uma amiga me convidou para começar os treinos esportivos junto com ela, lembro que a minha professora de educação física da época também tinha me indicado para começar a treinar, mas tinha vergonha de ser novata e fazer as coisas erradas”, relembrou.

Os próximos objetivos da atleta jaraguaense são bem ambiciosos, além de melhorar cada vez mais a sua performance no atletismo e se dedicar ao máximo nos treinamentos, é continuar tendo o melhor desempenho possível na modalidade. “Meu maior sonho no momento é ser campeã brasileira ano que vem e também pegar a seleção brasileira sub-18”, concluiu.

Resumo do Brasileirão: Líder, Botafogo vence América-MG fora de casa; Vasco bate Fortaleza em casa

Jasc: Jogos Abertos de Santa Catarina tem nova data em Rio do Sul

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x